Cidadeverde.com

Veja 7 passos para lavar o cabelo corretamente e manter a saúde das madeixas

Imprimir

 

Foto: Freepik

 

A temperatura da água, a quantidade e a ordem dos produtos, e até mesmo a maneira como é retirado o excesso de água após a higienização, podem influenciar na aparência e na saúde das madeixas

Cuidar do cabelo envolve muitas etapas, e a lavagem é um dos passos mais importantes para mantê-los sempre bonitos e saudáveis.

Engana-se quem pensa que a limpeza apenas consiste no uso do shampoo, enxágue, aplicação do condicionador e, por fim, mais um enxágue. Ainda que lavar os cabelos seja uma atividade cotidiana, o processo não é tão simples assim. A temperatura da água, a quantidade e a ordem dos produtos, e até mesmo a maneira como é retirado o excesso de água após a higienização, podem influenciar na aparência e na saúde das madeixas.


- Atenção na temperatura da água!

Os fios respondem melhor à água fria. “As temperaturas muito quentes desidratam e retiram os nutrientes dos fios, porém, sabemos que banhos frios costumam não ser muito agradáveis, por isso, a dica é utilizar água morna para lavar e fazer o último enxágue com água fria, já que as temperaturas baixas ajudam a fechar as cutículas dos fios, evitando que eles fiquem com aspecto ressecado”, destaca a especialista em cabelos Thuany Oliveira.


- Escolha o produto conforme o seu tipo de fio.

Cada tipo de cabelo exige cuidados específicos. A dica é apostar sempre em produtos de uma mesma linha, afinal, eles foram criados para agir em conjunto e, usados dessa forma, têm seu resultado potencializado.
 

- A quantidade certa do shampoo

“A quantidade de shampoo importa e muito! Claro que o tamanho e o volume dos fios são fatores que devem ser considerados, mas em excesso pode causar uma limpeza exagerada, embaraçar ou embolar os fios (mesmo que seja um shampoo hidratante). No geral, o tamanho de uma moeda de 25 centavos ou ¼ da palma da mão é o ideal”, explica a profissional.


- Massageie o couro cabeludo

Primeiramente coloque o shampoo nas mãos, leve-o aos cabelos – na parte superior da cabeça – e com massagens circulares espalhe-o pelas madeixas. Utilize as pontas dos dedos, evite friccionar um fio no outro, não faça muita pressão nas mãos e, para evitar ferir couro cabeludo, não use as unhas.


- Enxágue com calma

Nada de ter pressa na hora de retirar o shampoo! Ficar com resíduos de produtos nos fios é um dos piores erros, sem contar que dá um aspecto sujo e oleoso. Por isso, deixe a água escorrer pelos cabelos com calma até que ela saia transparente e sem resquício do produto.


- Condicionador ou máscara?

O condicionador é responsável por selar as cutículas capilares, promovendo maciez e brilho. Com isso, evita que o fio perca seus nutrientes e resseque. Além disso, ele possui ativos valiosos que, ao penetrar no cabelo, promove um verdadeiro tratamento às madeixas.

A máscara tem outras funções e deve ser usada conforme a necessidade específica dos fios – para nutrir, hidratar, dar emoliência, reter a cor ou até mesmo para controlar a oleosidade e o volume. O uso pode ser feito de uma a duas vezes por semana, dependendo do nível de desgaste, e antes do condicionador.

“A quantidade também importa e varia conforme o tamanho do cabelo: em curtos, uma colher de chá é suficiente; em médios, a medida é uma colher de sobremesa; e nos fios longos, cerca de uma colher de sopa. O ideal é massagear mecha por mecha, aplicando somente no comprimento e nas pontas, evitando o contato com a raiz. O condicionador pode agir por dois ou três minutos, já a máscara deve respeitar o tempo descrito na embalagem”, explica a especialista.


- Mais enxágue para finalizar

Outra etapa importante é o enxágue final. Tem quem ache, erroneamente, que deixar o condicionador ou máscara nos fios vai potencializar o efeito. Na verdade, o resultado será um cabelo pesado, com aspecto oleoso. “É fundamental retirar o excesso de creme com água abundante e, para concluir o ritual, aplicar um finalizador, como leave-in ou creme de pentear. Eles facilitam o desembaraço, hidratam, protegem e podem ficar nos fios até a próxima lavagem”, finaliza.

 


Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais