Cidadeverde.com

Rotas do Piauí chegam a São Paulo a partir do final de semana

Imprimir

As agências e operadores de turismo em São Paulo estão a cada temporada trabalhando um dos destinos mais excitantes do Nordeste: o Piauí. Com 12% do seu território preservado, o Estado possui ótimas opções para quem gosta de viajar. Muito calor, praia, rios, aventura, história e hospitalidade estão à disposição do turista.
 
Para conhecer um pouco mais dos atrativos turísticos do Estado acontecerá no dia 5 de junho de 2009, no hotel Braston, o workshop de turismo da 5ª edição do Piaui Sampa - A Terra do Sol da Terra da
Garoa, um evento que reúne o melhor da gastronomia, artesanato, cultura, moda e negócios do Estado (de 1º a 7 de junho).
 
De acordo com Gilson Vasconcelos, gerente da Unidade de Atendimento Coletivo, Comércio e Serviço do Sebrae no Piauí, quem vai ao Piauí percebe que, diferentemente de outras regiões, os lugares mais
interessantes à visitação têm acesso facilitado por rotas que podem ser percorridas de carro, de barco ou até mesmo a pé.
 
“O Delta do Parnaíba, o Parque Nacional de Sete Cidades e o Parque Nacional da Capivara são algumas das paisagens extraordinárias do Piauí que podem ser conhecidas por meio da Rota das Águas e do Caminho das Pedras, passeios guiados que partem de Teresina com destino ao litoral, no Delta do Parnaíba”, diz Vasconcelos.
 
A Rota das Águas oferece aos turistas a oportunidade de conhecer o surpreendente potencial aqüífero do Nordeste: rios, fontes permanentes de água, represas, lagos, além de fazendas e cidades históricas, passando pelo Parque Nacional de Sete Cidades – que guarda um sítio arqueológico –, pela Cachoeira do Urubu – com quedas de até 12 metros –, chegando ao Delta do Parnaíba.

Já o Caminho das Pedras tem um enfoque mais histórico, passando pelo município de Pedro II – também conhecido como “Cidade das Opalas”, por abrigar a segunda maior mina dessa pedra preciosa – e pelo Parque Nacional da Capivara – com um acervo arqueológico formado por milhares de inscrições rupestres pré-históricas gravadas em paredões de rocha.

Além disso, um o Estado está associado ao seus vizinhos em dois outros roteiros: a “Rota das Emoções” envolve três Estados; Maranhão, Piauí e Ceará. Em terras da cajuína, o turista pode explorar o Delta do
Parnaíba, o único delta em mar aberto das Américas, e o Parque Nacional de Sete Cidades, composto por um conjunto de sete formações rochosas, representando cidades distintas, com datação de cerca de 180 milhões de anos. Os passeios são feitos on ou off-road. com guias preparados e transporte adequado, como lanchas voadoras, caminhonetes 4X4, a pé ou de barco.
 
Recentemente, Piauí e Ceará uniram-se para lançar um novo roteiro integrado: o Serras Nordeste. O roteiro mostrará os encantos de seis cidades: Tianguá, Ubajara e Viçosa, no Ceará, e Pedro II, Piripiri e
Piracuruca, no Piauí.
 
O novo roteiro vai proporcionar passeios que mesclam cachoeiras, fauna e flora diversificadas, formações rochosas peculiares, o artesanato genuíno de excelente qualidade e comidas típicas, incluídos os dois parques nacionais: Sete Cidades (PI) e Serra da Ibiapaba (CE).
 
Durante o workshop de turismo, os representantes de agências e operadores conhecerão muitos outros destinos interessantes como a Serra das Confusões – que muda de cor no transcorrer do dia – e os Poços Jorrantes de Cristino Castro – que chegam a atingir 60 metros de altura.

 
Serviço:
Piauí Sampa 2009 – Terra do Sol na Terra da Garoa
Workshop de turismo: 5 de junho 
Hotel: Braston 
Endereço: rua Martins Fontes, 330 - Consolação
Horário: das 8h às 13h
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: