Cidadeverde.com
Vida Saudável

Granola: conheça cinco benefícios do alimento para a saúde

Imprimir

 

Foto: Pixabay

 

É comum que a granola seja indicada por nutricionistas e profissionais da saúde para uma estratégia nutricional que leve em conta a alimentação mais saudável. Mas, você sabe quais são os benefícios desse alimento para a saúde?

De acordo com a nutricionista Vitória Falcão, o alimento é uma ótima fonte de fibra, essencial para que o microbioma possa funcionar de forma correta, além de promover o controle do colesterol ruim e de toda parte glicêmica.

“Mas, como tudo no mercado de alimentos nem sempre é feito da forma mais natural, é preciso estar atento aos ingredientes que podem ser prejudiciais à saúde como açúcares e pozinhos artificiais”, explica a especialista. 

Vitória também comenta que o consumidor consegue identificar os excessos observando o rótulo das granolas. Uma simples conferida na composição é mais que o suficiente. Se o cliente conseguir identificar toda a composição, significa que aquela marca adota transparência na escolha dos ingredientes. Nomes estranhos ou desconhecidos são sinais de alerta para quem busca por uma alimentação mais limpa.


E quais são as cinco vantagens do consumo regular do alimento:

- Energia e vitalidade: A granola contém uma série de vitaminas e sais minerais que potencializam o organismo humano. O escopo de vitaminas A, B1, B2, B3, B6 e E, além de minerais como o zinco, selênio, cromo, manganês, fazem parte dos micronutrientes que fornecem ao organismo mais energia e vitalidade para retardar o envelhecimento e combater os radicais livres.

- Maior imunidade e proteção contra doenças: o produto é fonte de fibras solúveis e insolúveis, que são os substratos energéticos para as bactérias benéficas que vivem na microbiota intestinal, melhorando assim a imunidade e protegendo o organismo contra doenças. 

- Bom funcionamento intestinal: As fibras contidas no alimento contribuem e aumentam o bolo fecal no intestino, fator que potencializa seu funcionamento e melhora sintomas como a prisão de ventre. 

- Redução do colesterol ruim: a presença de ácidos graxos insaturados, fornecidos pelas oleaginosas e sementes presentes na granola, beneficia o organismo na redução do LDL colesterol. 

- Aliada no emagrecimento: A granola atua no metabolismo dos carboidratos e aumenta a sensação de saciedade, podendo, assim, contribuir para o processo de emagrecimento quando consumida dentro de uma dieta equilibrada. 

 

Da Redação
[email protected]

Imprimir