Cidadeverde.com

Rafael Fonteles diz que PMs em atos golpistas serão punidos e adota ações no Piauí

Imprimir

Foto: Alysson Dinis/Ascom

 


O governador Rafael Fonteles (PT) convocou uma reunião emergencial no Quartel da Polícia Militar do Piauí (PM-PI) para definir estratégias preventivas a fim de evitar atos antidemocráticos, semelhantes aos de Brasília, no Piauí. A reunião acontece neste momento. 

Participaram da reunião, o secretário Estadual de Segurança Pública, Chico Lucas, o comandante da PM, Scheiwann Lopes, o delegado-geral Luccy Keyko, o delegado Anchieta Nery e o delegado Matheus Zanatta. 

Após diálogo de pelo menos 40 minutos as medidas emergenciais e preventivas contra atos antidemocráticos no Piauí foram anunciadas pelo próprio governador Rafael Fonteles (PT). Entre elas, a identificação e o afastamento imediato de policiais militares que apoiarem ou participaram de atos semelhantes ao que aconteceram em Brasília, além do envio de 60 policiais da tropa de choque da Polícia Militar. 

Rafael Fonteles conversou com o ministro da Casa Civil, Rui Costa e relatou que as orientações foram repassadas diretamente pelo Governo Federal. O chefe do Executivo disse que o Piauí será exemplar no combate a atos golpistas. 

“O Piauí será exemplar na punição daquele que querem destruir a nossa democracia, manchar a imagem do país. Aqui determinei esforço máximo ao secretário de Segurança e ao delegado-geral e ao setor de inteligência da Polícia Civil e Militar. Contamos com  cidadãos do Piauí para denunciar e para podermos investigar esses terroristas que partiram aqui do Piauí. Serão três medidas que estaremos colocando para a população de forma muito clara em função desse momento triste da história brasileira que está todo mundo preocupado, mas eu estou aqui também para dar essa mensagem de tranquilidade para a população piauiense”, declarou.

O secretário Chico Lucas também confirmou que agentes do Batalhão de Choque da PM-PI serão enviados à Brasília. O total de 60 homens vão participar da operação. Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) será enviado ao Piauí para fazer o transporte das equipes à Brasília. Se houver necessidade do envio de equipes dos Bombeiros e Polícia Civil também serão avaliados. 

“O nosso governador recebeu o contato do ministro Rui Costa que vai mandar um avião da FAB. Esse avião pode vir pela manhã ou hoje de madrugada. Vamos mandar mais 20 policiais militares do Batalhão de Operações Especiais, mas especificamente do Choque, além daqueles que já fazem parte da Força Nacional”, declarou. 

Para não haver desfalque na segurança do estado, os policiais que fazem a segurança de órgão estaduais serão designados a fazer a segurança da população.

Uma terceira medida anunciada pelo governador e a equipe são canais de denúncia para que a população possa denunciar apoiadores ou participantes de atos antidemocráticos no Piauí. Um número específico para as denúncias será divulgado pela Secretaria de Segurança nesta segunda-feira.

“Esse canal ainda será divulgado, mas já temos o 190, o aplicativo da PM que é o Informe Cidadão, que é um canal aberto a população para a denúncia de crimes diversos, que pode ser baixado ou no próprio site da PM, que tem o denuncie on-line que preserva as denúncias anônimas que chega para nós e que é feita a triagem”, disse o coronel da PM.

O presidente da Assembleia Legislativo, Franzé Silva divulgou nota de repúdio.

Usando o seu perfil na rede social, o governador Rafael Fonteles anunciou que determinou reforço policial na sede dos poderes estaduais –Executivo, Legislativo e Judiciário – neste domingo (08).

 


Leia nota

A Assembleia Legislativa do Estado do Piauí (Alepi) repudia os graves ataques desferidos, neste domingo (8), contra os prédios do Congresso Nacional, do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Palácio do Planalto, em Brasília-DF, sedes dos Poderes Legislativo, Judiciário e Executivo do Brasil.

Tais ataques, muito longe de serem manifestações pacíficas, são atos antidemocráticos e violentos e, portanto, criminosos, que devem ser veementemente rechaçados e sobre os quais deve pesar o rigor da lei, sendo responsabilizados todos os que cometeram e compactuaram para tais crimes.

No Estado Democrático de Direito, o poder, que emana do povo, deve ser exercido nos termos da Constituição Federal de 1988, a qual preceitua, como um dos seus princípios, que este Estado Democrático deve ser assegurado com base na harmonia e paz sociais, que, por sua vez, só se podem alcançar por meio da própria Democracia.

Não há, portanto, qualquer intenção pacífica e qualquer compromisso com o Estado Democrático de Direito por parte daqueles que agridem as instituições e os poderes que, justamente, representam a Democracia.

Liberdade de manifestação não é liberdade de manifestação quando usada a pretexto de violência, agressão e desrespeito aos Poderes Constituídos: é crime contra a Democracia, contra o Povo, contra a Nação.

FRANZÉ SILVA (PT)
Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Piauí (Alepi)

 

O presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, desembargador Hilo Almeida também divulgou nota. 

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI), desembargador Hilo de Almeida Sousa, em nome do Poder Judiciário piauiense, repudia, de forma veemente, a invasão e a depredação do Supremo Tribunal Federal, do Congresso Nacional e do Palácio do Planalto, neste domingo (8), em Brasília (DF). Tais atos devem ser apurados, com a devida responsabilização dos culpados. O TJ-PI reforça a importância da defesa intransigente do Estado Democrático de Direito e da ordem pública.

Des. Hilo de Almeida Sousa
Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí

 

Aguarde mais informações 

 

Flash Paula Sampaio 
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais