Cidadeverde.com

Centro de Saúde Lineu Araújo oferece tratamento e medicação para AIDS e hepatites virais

Imprimir

Foto: Ascom/FMS


 
O Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo (CISLA), da Fundação Municipal de Saúde (FMS), oferece atendimento especializado para tratamento e acompanhamento para pessoas com Infecções Sexualmente Transmissíveis IST/AIDS e hepatites virais pelo Serviço de Atendimento Especializado (SAE).
 
O SAE teve aumento no atendimento de 6,3% em 2022 em relação a 2021 com um total de 13.309 consultas médicas, de enfermagem e de psicologia. Em 2021 foram 12.485 consultas médicas e de enfermagem.
 
O diretor-geral do CISLA, Francisco Cavalcante, comenta que no ano passado foi incluído o serviço de psicologia no programa SAE para complementar o atendimento. “São pacientes que necessitam de acompanhamento especializado e oferecemos um serviço de qualidade que funciona bem e serve a toda população”, diz. O programa funciona no Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo desde 2009.
 
Para o atendimento dos pacientes é disponibilizado de segunda a sexta-feira nos turnos manhã e tarde consulta com quatro infectologistas, duas enfermeiras, assistente social, serviço com farmacêutico, técnica de farmácia, duas técnicas de enfermagem. Além das consultas, o paciente recebe gratuitamente toda a medicação para o tratamento na farmácia do Lineu Araújo de segunda a sexta-feira das 7h às 12h e das 13h às 17h.
 
A infectologista da FMS, Norma Salmito, fala sobre o atendimento aos pacientes. “O atendimento é feito através do encaminhamento das Unidades Básicas de Saúde ou quando o paciente tem resultado de exame do Centro de Testagem e Aconselhamento com exame que comprova IST/AIDS ou hepatites virais. Todos os pacientes são tratados de forma global com infectologistas, enfermeiros, psicólogo e assistente social e recebem toda a medicação de forma gratuita para o tratamento”, explica.

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais