Cidadeverde.com

Secretaria quer câmeras nos 163 pontos de descarte irregular de lixo em Teresina

Imprimir

Foto: Reprodução/Semduh

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semduh) identificou 167 pontos com descarte irregular de lixo nos bairros de Teresina. Segundo a pasta, esses locais possuem os maiores e mais recorrentes abandono de resíduos sólidos da cidade. 

Por conta disso, a Semduh solicitou que a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) instale câmeras de vídeo para realizar o monitoramento desses locais e evitar que eles sejam usados para o descarte irregular de lixo. 

Na lista, foram identificados 66 pontos de descarte irregular de resíduos sólidos na zona Sul onde se deseja a instalação de câmeras. Deste total, quatro aparelhos seriam colocados na entrada do Aterro Municipal de Teresina, no bairro Angelim. 

A zona Sudeste é a segunda região da capital com a maior quantidade de pontos de descarte irregular de lixo, com 34 no total. Na sequência aparece a zona Leste, com 26. as zonas Norte e Centro aparecem na sequência, com 21 e 20 locais, respectivamente. 

Além do impacto ambiental, o descarte irregular de resíduos sólidos também favorece a ocorrência de alagamentos. A maioria das 56 áreas de risco monitoradas pela Secretaria Municipal de Defesa Civil (Semdef) estão próximas a bueiros entupidos por entulhos.

Em 2023, a Prefeitura de Teresina reajustou em 6% as multas cobradas para quem joga lixo em local proibido. Com a mudança, os novos valores podem variar entre R$ 437, para infrações consideradas leves, até R$ 4 mil, para casos gravíssimos. 

Breno Moreno
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais