Cidadeverde.com

Reitor promete ampliar número de seguranças após morte de aluna na UFPI

Imprimir

Foto: Renato Andrade / Cidadeverde.com 

O reitor da Universidade Federal do Piauí, professor Gildásio Guedes, se manifestou pela primeira vez após a morte da estudante Janaína da Silva Bezerra, vítima de estupro e feminicídio dentro da instituição. Segundo o reitor, o número de seguranças e câmeras serão ampliados na universidade para dar mais segurança a todos na instituição. 

“Vamos ampliar o número de seguranças. Vamos ampliar o número de câmeras. Vamos ampliar os serviços nesse sentido. Estamos tomando todas as medidas para fortalecer a segurança interna, aumentar tudo que for necessário e suficiente para manter a segurança daqueles que frequentam a universidade”, destacou o reitor. 

Gildásio Guedes comentou ainda sobre as reivindicações dos alunos que ocuparam a reitoria da UFPI na quarta (1º). Segundo o reitor, todas foram devidamente tomadas pela reitoria. 

“Recebemos as reivindicações dos estudantes. Teremos as respostas para todos os itens e nos comprometemos a trabalhar em conjunto naquilo que diz respeito à segurança da universidade. Para nós é um momento de dor, muita dor, mas um momento de agir no sentido de evitarmos qualquer ação nesse sentido”, acrescentou Gildasio. 

Proibição de festas 

A determinação da UFPI sobre a suspensão das festas na instituição continua em vigor, segundo o reitor.A medida é necessária, ainda de acordo com Gildásio Guedes, para que a instituição trabalhe mais segurança e garanta a integridade dos alunos durante esses movimentos. 

“Estamos trabalhando nesse sentido e vamos trabalhar porque é importante que as pessoas que frequentam o campus estejam com muita segurança”, completou Gildásio Guedes. 

Foto: Arquivo Pessoal

Caso Janaína 

Janaína da Silva Bezerra morreu no último sábado nas dependências da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Segundo laudo do Instituto de Medicina Legal, a jovem apresentava indícios de violência sexual e estava com o pescoço quebrado.

Ela ainda chegou a ser levada para o Hospital da Primavera, mas já estava sem vida. 

O suspeito do crime é o  estudante de mestrado Thiago Mayson da Silva Barbosa, 28 anos, que estava com Janaína em uma calourada que acontecia na universidade. Ele está preso preventivamente desde o último sábado, após a confirmação da morte da jovem. 

Ao longo da semana, funcionários da UFPI, amigos da vítima e pessoas que estavam na calourada que aconteceu no dia do crime prestaram depoimento ao DHPP. 

O inquérito sobre o caso deve ser concluído até a próxima semana. 

 


Nataniel Lima
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais