Cidadeverde.com

Onça foge de recinto no Parque Zoobotânico e visitas são suspensas

Imprimir

Foto: Facebook - Parque Zoobotânico 

Uma onça suçuarana fugiu do Bioparque Zoobotânico de Teresina, na Avenida Presidente Kennedy, na zona Leste da capital, na madrugada desta sexta-feira (3). De acordo com informações do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), o animal teria escapado após escalar uma árvore que caiu em seu recinto durante uma chuva. 

“Foi durante a chuva de ontem, caiu uma árvore por cima do recinto de uma onça e ela veio a sair. A direção foi comunicada e está fazendo a recaptura deste animal com seu pessoal. Colocaram armadilhas para que o animal possa ser recapturado o mais rápido possível. O parque está até sem visitação por causa disso”, informou o major Fredson, do Batalhão Ambiental. 

O trabalho de recaptura da onça está sendo realizado por tratadores e veterinários do Bioparque Zoobotânico com apoio do BPA.

A assessora jurídica do bioparque, Ana Maria Campelo, informou ao Cidadeverde.com que as visitas no local vão ficar suspensas até que o animal seja recapturado. 

"Todas as autoridades competentes foram acionadas. As medidas já estão sendo adotadas. O parque encontra-se fechado e só irá retornar quando houver a recaptura", destacou Ana Maria, que também ressaltou que o parque possui um plano de ação para situação de fuga de animais. 

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

Ainda segundo a assessora jurídica, a onça suçuarana que fugiu nasceu dentro do parque. " É um animal bem manso, acostumado com os tratadores e visitantes. Como é um animal que não sabe caçar, deve sentir fome e voltar para o recinto. Também foram colocadas armadilhas ao longo do parque, que está sendo monitorado pelas equipes", disse.

Ana Maria Campelo também destacou que não há motivos para preocupação entre os moradores de bairros próximos ao parque. "Ela encontra-se dentro do parque e está tudo sob controle", disse.

A administração do bioparque Zoobotânico também emitiu uma nota: 

O Bioparque Zoobotânico Piauí vem, por meio desta, informar que devido as fortes chuvas da noite de ontem (02/02/2023), uma árvore de grande porte atingiu o recinto da suçuarana e este foi danificado, permitindo a sua fuga.

Imediatamente as autoridades competentes foram acionadas, como a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Piauí – SEMAR-PI, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis do Piauí- IBAMA-PI e Batalhão da Polícia Ambiental, que tem sua sede instalada no parque.

As autoridades e a equipe do Bioparque Zoobotânico estão, desde a ciência do ocorrido, realizando todas as medidas e procedimentos necessários para capturá-la, cumprindo todos os protocolos do plano emergencial para captura de animais do Bioparque.

Por fim, a Concessionária informa que a situação se encontra sob controle e que, por medida de segurança, o parque permanecerá fechado até a captura do animal.

 

 

Breno Moreno e Natanael Souza 
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais