Cidadeverde.com

Saiba como tratar a alopecia utilizando apenas 3 ingredientes

Imprimir

 

Foto: Freepik

 

Recentemente, o ex-BBB Eliezer compartilhou nas redes sociais sobre a experiência que passou com a queda de cabelo consequente da alopecia. Ao responder uma caixinha de perguntas, o influenciador explicou que a condição ocorreu após um período turbulento de estresse durante o anúncio da gravidez de Viih Tube, em que ele lidou com uma onda de ódio na internet.

De acordo com a esteticista Patrícia Elias, o caso de Eliezer pode ser tratado como alopecia areata, uma doença autoimune que está associada a fatores emocionais, como traumas físicos, estresse e quadros infecciosos. Celebridades como Jada Pinkett Smith e a ex-sister Eslovênia Marques também compartilharam sobre a condição com os seguidores.

Patrícia explica que o couro cabeludo contém aproximadamente 130 mil fios de cabelo, perder 100 fios ao dia já é preocupante. “No entanto, se a reposição das madeixas não está sendo feita de forma equivalente, a bandeira vermelha levanta o alerta para a gravidade do problema e chama atenção para a alopecia”, aponta.

Para quem busca por tratamento alternativos, o óleo essencial de hortelã-pimenta aparece como um herói natural. A planta origina-se do cruzamento de dois tipos de hortelã e serve para combater resfriados, além de ser fungicida, analgésico e anti-inflamatório. Alguns estudos já comprovaram a eficácia da planta no tratamento para queda de cabelo, com resultados mais positivos do que o famoso minoxidil.

“O óleo essencial de hortelã-pimenta atravessa a primeira camada da pele e atinge os calibres dos vasos melhorando a circulação sanguínea”, explica a esteticista e dermaticista, Patrícia Elias. “Ao chegar na raiz do cabelo, a ação deste produto estimula a fase anágena, conhecida por ser a fase que desenvolve os folículos capilares, e estimula o crescimento de fios mais novos e espessos”, afirma a especialista. Ele pode ser utilizado no couro cabeludo após a diluição em um veículo, como loção capilar, shampoo ou condicionador vegano.
 

Confira uma receita natural que ajuda a economizar e potencializar o produto:

Ingredientes

- 5 folhas de pé de goiabeira ou anis estrelado

- Óleo essencial de hortelã-pimenta

- Uma colher de sobremesa de babosa (retirar a aloína)


Aplicação

Ferva 100ml de água com as folhas de goiabeira ou anis estrelado e deixe repousando por 24 horas. Em seguida, descarte as folhas e misture o líquido com a babosa. Adicione 30 gotas do óleo essencial de hortelã-pimenta e misture bem.

Aplique no couro cabeludo e na raiz do cabelo em volta da cabeça e massageie até permear. Repita o procedimento duas vezes por dia de manhã e durante a noite.

Acrescentar algumas gotas de óleo essencial de lavanda também é uma opção, por possuir ação calmante. “Investir em chás, dormir bem, ter uma boa alimentação, cuidar da saúde do intestino e manter uma rotina de prática de exercício físico são fatores indispensáveis na hora de complementar o tratamento”, sugere.

Patrícia ressalta que existem inúmeras causas para a queda excessiva de cabelo e todas podem ser curadas pela receita. No entanto, é necessário buscar a origem da queda antes de começar o tratamento para entender mais sobre o problema.


Dica: o anis estrelado serve como substituto das folhas de goiabeira, mas pode ser utilizado junto na receita caso seja da sua preferência.

 


Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais