Cidadeverde.com

IBGE prevê que safra do Piauí deve atingir novo recorde em 2023

Imprimir

Foto: Arquivo/Cidadeverde.com 

O Piauí deve ter em 2023 o seu sétimo ano seguido de recorde na produção de grãos e deve produzir cerca de 6,7 milhões de toneladas, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (8).

O IBGE divulgou nesta quarta uma estimativa para a produção agrícola em 2023. A cada ano o estado tem conseguido produzir cada vez mais. Em 2022 foram 5,9 milhões de toneladas e nesse ano a previsão é que chegue a 6,7 milhões, um aumento de 13,11%.

Pedro Andrade, Chefe da Seção de Pesquisas Agropecuárias do IBGE no Piauí, afirmou que o estado segue com condições de manter essa meta.

 “Em se mantendo as condições favoráveis de um inverno normal, bem como sem ataques de pragas nas plantações, o Piauí deverá concretizar esse novo recorde da produção de grãos em 2023”, explicou.

Milho e soja se destacam

Segundo o instituto, o milho e a soja seguem como sendo as principais produções realizadas no estado, e juntas devem chegar a 6,4 milhões de toneladas, representando 95,5% do total da produção de grãos do Piauí.

A produção de milho deverá chegar a 3,1 milhões de toneladas, em 2023, crescimento de 551 mil toneladas em relação ao ano de 2022, quando atingiu 2,5 milhões, ou seja, será um aumento de 21,26%.

Já a soja deverá atingir 3,2 milhões de toneladas, crescimento de 181 mil toneladas em relação ao ano passado, quando havia chegado a pouco mais de 3 milhões, o que representa um aumento de 5,89%.

Em termos de área plantada, a produção de soja e milho representará cerca de 1,5 milhão de hectares, o que significa aproximadamente 84,5% do total da área plantada da lavoura temporária no Piauí, concentrada em sua grande maioria na região dos Cerrados, onde predomina o agronegócio. 

Demais grãos

Segundo o IBGE, com exceção do sorgo, os demais produtos devem ter crescimento no estado. Todos os dados são obtidos com base em reuniões, que ocorrem periodicamente em todos os 224 municípios piauienses e os dados homologados junto a entidades públicas e privadas.

Confira a produção esperada:

  • Sorgo: safra de 54,9 mil toneladas, com queda de 27,63%;
  • Arroz: safra de 109 mil toneladas, crescimento de 33,71%;
  • Feijão: produção de 94 mil toneladas, aumento de 44%;
  • Algodão herbáceo: deverá ter 47,2 mil toneladas, com alta de 26,35% 
  • Fava em grão: estimativa de 918 toneladas, crescimento de 31,90%.

 

Bárbara Rodrigues (Com informações do IBGE)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais