Cidadeverde.com

Ufpi concluirá em 30 dias o processo de expulsão do mestrando suspeito de matar Janaína

Imprimir

Foto: arquivo pessoal

A direção do Centro de Ciência da Natureza (CCN) da Universidade Federal do Piauí (Ufpi) iniciou na última quarta-feira (8) um processo disciplinar que pode resultar no afastamento e expulsão do aluno Thiago Mayson do mestrado em Matemática. Para a Polícia Civil, ele é o principal suspeito de estuprar e matar a estudante de jornalismo Janaína Bezerra

Além de ser o setor onde fica o departamento do programa de pós-graduação ao qual Thiago Mayson possui matrícula ativa, o CCN foi o local onde o crime aconteceu. Diretor do centro, o professor Edmilson Miranda de Moura explicou que o procedimento irá complementar os trabalhos da comissão de sindicância criado pela Ufpi

“A gestão superior da Universidade abriu um processo disciplinar para averiguar e jogar luz nos fatos ocorridos. Paralelamente a isso, corre um outro processo de desligamento do aluno do curso de pós graduação. Para que a gente possa seguir todo o rito formal, é preciso abrir um processo disciplinar que apura a materialidade dos fatos”, disse o gestor.

Embora entenda que a conclusão do inquérito do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) já tenha explicitado a participação de Thiago Mayson no estupro e assassinato de Janaína Bezerra, o diretor do CCN pontua que o processo disciplinar atende uma questão formal da Universidade para o caso de expulsão. 

“Feito isso, encaminhamos para o reitor, que abre um processo administrativo, pois só quem pode fazer expulsão de aluno, o cancelamento de matrícula e essas coisas é o reitor através de um processo administrativo, que deve ser seguido logo após esse processo disciplinar que está em andamento no CCN”, frisou o professor. 

Thiago Mayson foi indiciado pelo DHPP por homicídio duplamente qualificado, estupro, fraude processual e vilipêndio a cadáver. Segundo a delegada Nathalia Figueiredo, presidente do inquérito, o mestrando teve relação sexual com a vítima já morta e também teria filmado parte da ação criminosa. 

Como a duração do processo disciplinar aberto pelo CCN tem duração de 15 dias, prorrogáveis pelo mesmo prazo, a previsão é que a conclusão desta fase de apuração seja concluída em um mês. 

“Temos que ter muito cuidado porque a pressa não ajuda muito. Podemos querer acelerar e deixar brecha para que os advogados de defesa encontrem pontos falhos que possam tornar nulo o processo, então temos que ter um pouco de paciência, embora o caso seja urgente. Vamos fazer essa averiguação sem deixar lacunas”, disse Edmilson Miranda.

Preso preventivamente desde o último dia 30 de janeiro por decisão da Justiça do Piauí, Thiago Mayson continua com matrícula ativa, mas impedido de assistir aulas na Ufpi. Como precisa de uma frequência de no mínimo 70% nas disciplinas, também pode ser desligado do mestrado em caso de uma eventual reprovação. 

“Como ele não vai atingir essa frequência, ele vai ficar reprovado se estiver matriculado em alguma disciplina. Não se pode reprovar em uma mesma disciplina mais de uma vez, então se tiver matriculado em alguma disciplina e por ventura isso vier a causar a reprovação dele, ele seria desligado do curso por ter reprovado mais de uma vez em uma mesma disciplina”, esclareceu o diretor do CCN. 

Thiago Mayson constitui um advogado de defesa para representá-lo no processo disciplinar aberto pelo CCN e na comissão de sindicância instaurado pela Ufpi. O Cidadeverde.com não conseguiu contato com a defesa do estudante, mas o espaço segue em aberto para eventuais esclarecimentos e posicionamentos sobre os procedimentos da Universidade.

Breno Moreno
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais