Cidadeverde.com

Três aviões da FAB e navios da Marinha fazem buscas por avião

Imprimir

A Força Aérea Brasileira (FAB) informou na manhã de segunda-feira (1) que mais um avião foi deslocado para as buscas na região onde foi perdido o contato com o vôo 447 da Air France.

O avião desapareceu no domingo (31) quando fazia a rota Rio de Janeiro - Paris. No total, três aviões da FAB e três navios da Marinha brasileira foram acionados para procurar o avião.

A busca é considerada de extrema dificuldade porque a aeronave pode estar em uma área até 1.200 quilômetros distante da costa brasileira.

Nota

A Aeronáutica divulgou nota, mais cedo, com informações sobre o voo AF 447.  Na aeronave, estavam 228 pessoas, sendo 216 passageiros e 12 tripulantes, que seguiam para Paris.

De acordo com a nota, o último contato foi feito às 22h33 (horário de Brasília), via rádio, com o Centro de Controle de Área Atlântico (Cindacta 3). Nesse momento, foi avisado que a aeronave ingressaria no espaço aéreo de Dakar-Senegal, às 23h20 (horário de Brasília).

A Aeronáutica diz ainda que o avião saiu da cobertura radar do Cindacta 3, de Fernando de Norinha, voando normalmente a 35.000 pés (11 quilômetros) de altitude e a uma velocidade de 453 KT (840 quilômetros por hora).
      
A nota afirma também que a Air France informou que recebeu mensagem do avião, que dava conta de problemas técnicos, como perda de pressurização e falha no sistema elétrico.

Leia a nota, na íntegra:

"O Comando da Aeronáutica informa que iniciou as buscas para localizar o vôo 447 da AIRFRANCE, que desapareceu quando voava do Rio de Janeiro – RJ para Paris – França, com estimativa de pouso às 06h10 (horário de Brasília).

A aeronave da AIRFRANCE decolou do Aeroporto do Galeão às 19h30 (horário de Brasília). Às 22h33 (horário de Brasília) o vôo AFR 447 realizou o último contato via rádio com o Centro de Controle de Área Atlântico (CINDACTA III) na posição INTOL (565 quilômetros de Natal RN), informando que ingressaria no espaço aéreo de DAKAR - Senegal (posição TASIL – 1.228 quilômetros de Natal RN), às 23h20 (horário de Brasília). Às 22h48 (horário de Brasília), quando a aeronave saiu da cobertura radar do CINDACTA III, de Fernando de Noronha, as informações indicavam que a aeronave voava normalmente a 35.000 pés (11 quilômetros) de altitude e a uma velocidade de 453 KT (840 quilômetros por hora).

No horário estimado para a posição TASIL (23h20), a aeronave da AIRFRANCE não efetuou o contato rádio previsto com o CINDACTA III, o que foi informado ao Controle DAKAR.
A Companhia AIRFRANCE informou ao CINDACTA III, às 08h30 (horário de Brasília), que a aproximadamente 100 quilômetros da posição TASIL, o vôo AFR 447 enviou uma mensagem para a companhia informando problemas técnicos na aeronave (perda de pressurização e falha no sistema elétrico).

Às 02h30 (horário de Brasília), o SALVAERO Recife acionou os meios de busca da Força Aérea Brasileira – FAB, com 01 aeronave C-130 Hércules, 01 P-95 Bandeirante de patrulha marítima e o Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento (PARASAR).

Brigadeiro-do-Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez
Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica"


Fonte: G1

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: