Cidadeverde.com

Semar multa em R$ 2,3 milhões empresas por desmatamento ilegal no Piauí

Imprimir

Foto: Reprodução/PC-PI

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) multou em mais de R$ 2,3 milhões duas empresas por ações de desmatamento irregular em território indigena e ribeirinha nas cidades de Baixa Grande do Ribeiro e Gilbués. As infrações foram confirmadas após uma investigação da Diretoria de Fiscalização do órgão. 

Após denúncias da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), os fiscais foram nos dias 1 e 17 de dezembro de 2022 até a área indígena Akroá-Gamela, na localidade Morro D’água, em Baixa Grande do Ribeiro. No local, constatou-se o desmatamento de 1.946,6 hectares da área idigena. Além da multa, foram registrados cinco autos de infração contra duas pessoas.  

Já na região denominada de Fazenda Passarinha, na Comunidade Melancias, na zona rural do município de Gilbués, a diretoria de fiscalização da Semar identificou a prática de desmatamento irregular em duas áreas, que somadas totalizam 227 hectares. A infração ambiental que resultou em um auto de infração.

São áreas que continuaremos monitorando, especialmente em Gilbués, onde ainda faremos uma operação para saber se o embargo da área está sendo cumprindo. A fiscalização irá continuar, inclusive de forma remota através de imagens de satélite", afirmou Felipe Gomes, auditor da Semar.  

 

Breno Moreno (Com informações da Semar)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais