Cidadeverde.com

TRE reconduz prefeito Nilmar ao cargo em Canto do Buriti

Imprimir
O juiz Valter Rebelo concedeu liminar na manhã desta segunda (01) determinado que o prefeito de Canto do Buriti, Nilmar Valente (PPS), reassuma o cargo. De acordo com o juiz, essa foi uma medida cautelar baseada na falta de provas contundentes ou materiais de que houve compra de votos.
 
"Só houve provas testemunhais, então deve-se esperar o julgamento em plenário. Essa troca de prefeitos só deve acontecer quando for julgada a ação principal", explica.

A previsão para o julgamento definitivo é de 30 a 60 dias. Somente após essa instância, a segunda colocada nas eleições, Rita Melo (PR), pode assumir a prefeitura ou não, de acordo com a decisão. "Isso garante a continuidade, pois não podemos afirmar que ele será julgado em última instância", afirma.

A decisão da cassação foi emitida pelo juiz da comarca de Canto do Buriti, Cícero Ferreira, na última quarta (27). Na sexta, uma audiência na Câmara dos vereadores teria concedido a nomeação da segunda colocada no pleito, Rita Melo (PR).

Pessoas ligadas ao prefeito Nilmar Valente afirmaram que a nomeação de Rita Melo foi ilegítima, pois a audiência contou apenas com quatro vereadores. "A presidente da Câmara não estava lá, nem o vice, nem o secretário. Depois dessa nomeção eles foram para a prefeitura, arrombaram a porta", conta Sandoval Ferreira Cavalcante, amigo do prefeito.

A delegacia da cidade ainda não recebeu nenhuma denúncia formal. De acordo com o delegado Jonas Braga, não houve bagunça. A prefeita empossada teria apenas chamado um chaveiro para mudar a fechadura, já que não foi entregue a chave para ela. "Eles até entregaram a chave nova depois que saiu a liminar autorizando Nilmar Valente a voltar para o cargo. Só quem perde com esse troca-troca é a população", diz o delegado.

Nayara Felizardo
(Especial para o Cidadeverde.com)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: