Cidadeverde.com

Secretário diz que medidas do governo não resolvem crise no transporte público

Imprimir

O secretário Municipal de Governo, Michel Saldanha, afirmou nesta quarta-feira (15) que as três medidas anunciadas pelo governador Rafael Fonteles (PT) não serão capazes de resolver a grave crise enfrentada pelo transporte público da capital.

Entre as propostas, que serão encaminhadas à Assembleia Legislativa, estão a redução em 50% no ICMS do óleo diesel para os ônibus que realizam o Transporte Coletivo Municipal; a isenção total do IPVA para novos ônibus que sejam adquiridos para utilização no transporte coletivo municipal; e o pagamento pelo Governo do Estado dos valores correspondentes aos subsídios, garantidos em lei, dados aos estudantes da rede estadual e aos servidores públicos estaduais que têm direito à gratuidade

Segundo informações levantadas pela Alepi, a ação do poder estadual terá um impacto financeiro de R$ 3 milhões para o serviço na capital em relação ao subsídio mensal repassado ao Setut. 

“Essas medidas [anunciadas pelo governador] por si só não resolvem o problema, sem dúvida terão o seu impacto, mas não resolverão, porque o problema é muito maior, mais amplo, temos uma situação relacionada ao aporte financeiro. Vale lembrar que a prefeitura já está aportando R$ 1,5 milhão exatamente para tentar que o transporte volte a funcionar e com uma perspectiva”, disse. 

Foto: Divulgação/ PMT

Michel Saldanha ressaltou que a responsabilidade acerca da problemática no transporte público não é exclusiva da Prefeitura de Teresina. O secretário acrescentou que o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (Republicanos), vem buscando a interlocução com o Governo do Estado desde gestões passadas, comandadas pelos ex-governadores Wellington Dias e Regina Sousa, do PT.  

“Sem dúvida nenhuma a prefeitura recebe com bons olhos. É uma demanda que o prefeito Dr. Pessoa já tratou com o ministro Wellington Dias e com a ex-governadora Regina Sousa, essa participação do estado é natural. É uma questão que não passa, exclusivamente, por uma responsabilidade da prefeitura”, declarou. 

O gestor municipal cobrou a participação de entes federais na problemática e pediu que o governador avalie a isenção total do IPVA para toda a frota das empresas de transporte de Teresina. 

“Os entes federados também precisam comparecer. Queremos, sem dúvida nenhuma receber, é o IPVA até sugiro que a proposição se dê de forma mais ampla, que seja 100%, para toda a frota que já existe para que ocorra de forma mais rápida”, frisou. 


Paula Sampaio
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais