Cidadeverde.com

Nível do rio Marathaoan se aproxima de 4 metros e segue em cota de alerta

Imprimir

Foto: Divulgação/Prefeitura de Barras 

Na cidade de Barras, no interior do Piauí, o nível do rio Marathaoan se aproxima de 4 metros e segue em cota de alerta. A medição é do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) que monitora a situação e chama atenção para que os órgãos competentes se mantenham alertas quanto às ações de remediação a serem adotadas na salvaguarda das populações ribeirinhas. 

"Em Barras, o nível do rio Marathaoan chegou a cota de alerta (3,70 m) ontem às 11:45 da manhã. No momento a cota é de 3,72 cm e deve sofrer pequena oscilação nas próximas horas e chegar a valores em torno de 3,73 m, continuando em cota de alerta", alerta o CPRM.

Além do rio Marathaoan, o órgão acompanha diariamente o nível dos demais rios da bacia do Parnaíba que, no momento, estão em situação de normalidade. 


- Floriano/PI – Barão de Grajaú/MA: a cota atual do rio Parnaíba é de 3,41 m, portanto abaixo da cota de atenção (5,50 m), devendo o nível diminuir para valores em torno de 2,97 m nas próximas 8 h, portanto em situação de normalidade; 

- Em Timon/MA – Teresina/PI: o nível atual do rio Parnaíba é de 3,32 m, sendo prevista uma redução do nível para valores em torno de 324 cm nas próximas 8 h, mantendo-se em condição de normalidade;

- Luzilândia/PI: a cota atual do rio Parnaíba é de 2,58 m, devendo sofrer um pequeno aumento para 2,61 nas próximas 12h. A situação de normalidade deverá manter-se nas próximas 12 horas.


As previsões apresentadas são baseadas em modelos hidrológicos e estão sujeitas às incertezas inerentes aos mesmos. Os dados hidrológicos são provenientes da Rede Hidrometeorológica Nacional de responsabilidade da Agência Nacional de Águas (ANA), operada pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM).


Graciane Araújo
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais