Cidadeverde.com

Saiba o significado da Quarta-feira de Cinzas

Imprimir

Fotos: Paula Monize - Cidadeverde.com/picos

A Quarta-feira de Cinzas é o primeiro dia do período Quaresmal - quarenta dias que antecedem a Páscoa Cristã. Durante o dia de hoje, os cristãos que participam das celebrações religiosas, recebem o sinal da cruz de cinzas na fronte.

O pároco da Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, Pe. José Pio Feitosa, explicou que o gesto com as cinzas simboliza humildade e penitência, onde o cristão busca se aproximar de Deus.

"O gesto de impor as cinzas sobre nossas cabeças representa aquilo que nós realmente somos, reconhecimento da nossa fragilidade. Do pó viemos e do pó voltaremos a ser. A imposição das Cinzas não é apenas um rito que a gente repete a cada ano, mas é o nosso sinal de humildade diante do nosso Senhor, reconhecendo que somos criaturas dele e que ao mesmo tempo somos fragilizados, marcados pelo pecado. Impor as cinzas sobre nossas cabeças não nenhum amuleto, mas um sinal de fé daquele e daquela que quer se aproximar de Deus com um coração puro", disse o pároco.

Pe. José Pio Feitosa ainda lembra a importância de participar com a família da programação que envolve a Páscoa do Senhor. 

"Cada procure sensibilizar o seu coração, como também ao próximo para que possamos de fato nos aproximar de Deus, dos irmãos. Sobretudo prepararmos com a nossa família para celebrarmos o momento mais importante da nossa vida que é a Páscoa do Senhor", frisou.

Significado

A Quarta-feira de Cinzas foi instituída há muito tempo na Igreja, dia que marca o início da Quaresma, tempo de penitência e oração mais intensa. Para os antigos judeus, sentar-se sobre as cinzas já significava arrependimento dos pecados e volta para Deus. As cinzas bentas e colocadas sobre as nossas cabeças nos fazem lembrar que vamos morrer, que somos pó e ao pó da terra voltaremos (cf. Gn 3, 19), para que nosso corpo seja refeito por Deus de maneira gloriosa, para não mais perecer.

A intenção desse sacramental é nos levar ao arrependimento dos pecados, é fazer-nos lembrar que não podemos nos apegar a esta vida, achando que a felicidade plena possa ser construída aqui. É uma ilusão perigosa. A morada definitiva é o céu. (Trecho extraído da Canção Nova)

 

Paula Monize

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais