Cidadeverde.com

IBGE pede participação de prefeituras no Censo

Imprimir
Em reunião comandada pelo vice-governador Wilson Martins(PSB), no final da manhã desta terça-feira(02), no Palácio de Karnak, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística(IBGE) lançou os trabalhos da Comissão Censitária Estadual do Piauí, que é a preparação para a contagem populacional do país no ano de 2010. No encontro, o presidente nacional do órgão, Eduardo Pereira Nunes, pediu de forma veemente a colaboração de prefeituras para que os dados sejam reais e possam servir de embasamento para a gestão dos municípios.
 

De acordo com Eduardo Nunes, os gestores devem acompanhar de perto a formação das comissões, como forma de evitar erros em dados, que geralmente são cobrados ao órgão posteriormente. “Os prefeitos devem indicar pessoas que conhecem a realidade local. É necessário que eles participem e critiquem o que há de errado. Muitas vezes recebemos pedidos para recontar a população e isso é impossível”, destacou o presidente do IBGE.

O representante nacional do órgão ainda destacou que os dados do último censo não devem servir de parâmetro para a contagem que será iniciada. “Antes as famílias tinham cinco ou mais filhos e isso mudou. Não podemos contar com a expectativa de que a população vai sempre crescer”, disse.

O vice-governador Wilson Martins, que representou o governador Wellington Dias(PT) na reunião, acrescentou que as mudanças no quadro do país se reflete devido ao planejamento familiar. “As pessoas estão mais conscientes do planejamento. Por isso é tão necessário e importante o trabalho do IBGE, para dar transparência à realidade do nosso Estado e do país”, enfatizou.

A Comissão Censitária Estadual será formada pela APPM, Tribunal de Justiça, Correios, Fundação Cepro, Famepi e Ifet. Em todo o Piauí, 3.220 pessoas estarão envolvidas na coleta dos dados da população.
 
Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: