Cidadeverde.com

Rio Marathaoan entra na cota de atenção no município de Barras, informa CPRM

Imprimir

Foto: Reprodução/Prefeitura de Barras

O nível do rio Marathaoan ultrapassou a cota de atenção e se aproxima da cota de alerta no município de Barras, é o que revela o boletim de monitoramento hidrológico da bacia do Rio Parnaíba divulgado pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM).

Segundo o órgão, o rio encontra-se em cota de atenção, com 3,52 m, ficando apenas 18 cm abaixo da cota de alerta que é de 3,70 m. O CPRM informou que devido às chuvas, nos próximos dias o rio deve entrar na cota de alerta.

“Como temos previsão de precipitações na porção norte da bacia do Parnaíba, onde está localizada a bacia do Marathaoan, poderemos observar a elevação do rio em Barras e a possível entrada do nível em cota de alerta. A previsão pluviométrica indica num horizonte de 7 dias maiores volumes precipitações mais concentradas na região de Balsas e na região da grande Teresina se estendendo pela bacia do Poti”, informou.

Já os demais rios do estado estão dentro do esperado. O órgão ainda informou que do dia 10 a 14 de março estão sendo esperadas mais chuvas para o estado.

“É possível que os rios atinjam cotas mais significativas de meados de março a meados de maio, com maior predominância no mês de abril. A CPRM permanecerá acompanhando o comportamento dos rios da bacia do Parnaíba e emitirá boletins com previsões de curto prazo do comportamento futuro do rio caso o mesmo suplante o nível de alerta em alguma das cidades beneficiadas”, destacou.


Bárbara Rodrigues
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais