Cidadeverde.com

Artrite: entenda quais são as causas dessa doença inflamatória

Imprimir

 

Foto: Freepik

 

A artrite é uma doença que causa inflamação nas articulações e pode se tornar incapacitante. Segundo a reumatologista Dra. Tatiana Molinas Hasegawa, é um problema do sistema imunológico, classificado como autoimune e pode ser muito destrutivo.

“É como se o organismo começasse a se atacar. O sistema imunológico, que foi feito para nos defender, começa a ver o sistema da articulação como inimigo”, explica. Além disso, é um problema que progride rapidamente


Sintomas da artrite

As articulações mais afetadas são as dos dedos dos pés e das mãos, mas pode atingir qualquer outra. “Ela se caracteriza por um conjunto de sintomas que acometem uma ou várias articulações, como dor, aumento de volume (inchaço), vermelhidão, rigidez e dificuldade de movimento”, explica a reumatologista Dra. Ingrid Moss


Causas da doença

De acordo com a Dra. Tatiana Molinas Hasegawa, as causas desse problema ainda não estão bem definidas. “É uma doença do sistema imunológico. Há correntes médicas que falam numa causa infecciosa, por infecção bacteriana, viral; e outra corrente acredita ser por um abalo emocional importante, alteração do sistema psicoemocional, um estresse muito grande, uma perda que pode ter levado esse sistema imunológico a voltar-se contra a pessoa”, explica


Pessoas mais afetadas pela artrite

A artrite atinge principalmente mulheres entre 35 e 40 anos de idade, e afeta pés, mãos e joelhos. Porém, no homem costuma ser mais agressiva, tanto na articulação quanto fora da articulação.

Acredita-se que as mulheres são mais atingidas por causa do fator hormonal. Além disso, também existe a artrite juvenil. “Acomete crianças de ambos os sexos, entre 2 e 3 anos. Causa muita deformidade, é muito mais agressiva e pode estar presente em outras doenças autoimunes”, completa a reumatologista


Doenças associadas à artrite

Segundo a Dra. Ingrid Moss, a artrite pode ser classificada de várias formas. “De acordo com a natureza ou causa da doença, a faixa etária em que ocorre, o tipo e o número de articulações que são acometidas, a duração dos sintomas, a presença de outra doença associada e várias outras formas”, explica. Ela cita três tipos comuns de doenças em que a artrite é uma das principais manifestações clínicas:


-Artrite reumatoide: acomete mais mulheres de meia-idade. Apresenta início lento e progressivo de artrite em várias pequenas e médias articulações.

-Febre reumática: acomete mais crianças, com início agudo de artrite de uma ou poucas articulações, de caráter migratório, ou seja, quando uma junta está melhorando, a outra começa a inflamar.

-Gota: acomete mais homens, com início muito agudo de artrite dolorosa de uma ou poucas articulações (que quase sempre inclui a junta do dedão do pé), e está relacionada ao aumento do ácido úrico no organismo.


Fique atento aos sintomas

É importante ficar atento aos sintomas e procurar um reumatologista assim que eles aparecerem, pois não há formas de prevenir a doença. “A maior parte das artrites, por ser de natureza autoimune e envolver vários fatores genéticos e ambientais, é muito difícil de prevenir”, alerta a Dra. Ingrid Moss.


Tratamento contra a artrite

O tratamento da artrite reumatoide pode ter ou não o uso de medicamentos. “O medicamentoso é com analgésico, anti-inflamatórios e drogas modificadoras das doenças, que são inúmeras, desde medicação via oral a medicações injetáveis”, explica a Dra Tatiana Molinas Hasegawa.

O não medicamentoso é feito com fisioterapia, hidroterapia, pilates, academia terapêutica e nutrição, para evitar o aumento de peso e, consequentemente, a sobrecarga na articulação. “Também a parte de órteses, que vão imobilizar as partes inflamadas, punho, mão, joelho”, completa a reumatologista.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais