Cidadeverde.com

Bronzeado saudável: confira 5 dicas para manter um bronze bonito e seguro

Imprimir

 

Foto: Freepik

 

A maioria das pessoas sonha ter um bronze bonito e saudável. Mas a exposição solar excessiva pode desencadear doenças de pele e até levar ao envelhecimento precoce. Para obter um bronzeado seguro e saudável, o ideal é se expor gradativamente, sempre com fotoprotetor adequado ao tipo de pele, evitando o horário entre 10h e 16h quando há maior radiação UVB, que pode provocar queimaduras e aumentar o risco de algumas doenças como o câncer de pele.

“Além disso, o ideal é preparar a pele para a exposição ao sol. É muito recomendado que se faça uma boa exfoliação associada à hidratação profunda no corpo todo alguns dias antes. Os cuidados pós-sol, não são menos importantes. Sempre alerto meus pacientes evitarem banhos quentes e não deixar de hidratar bem a pele.”, explica a esteticista Márcia Toledo.

Para manter a pele ainda mais bonita após o procedimento, separamos cinco dicas para você colocar em prática.

1- Mantenha a hidratação da pele: para manter o bronzeado por mais tempo, é preciso manter a pele hidratada tanto antes quanto após o bronzeamento, aplicando uma loção indicada pelo dermatologista ou esteticista. Outro ponto importante é definir a ingestão adequada de água. O ideal, na rotina, é manter o consumo de 35 a 40ml por kg de peso. Exemplo: uma pessoa com 60kg deve beber aproximadamente 2,27 litros.

2- Evite banhos quentes: apesar de reconfortante, o banho quente potencializa desidratação da pele, podendo causar descamação ou irritação. O ideal após o bronzeamento é manter a temperatura da água fria ou morna.

3- Mantenha uma alimentação equilibrada:  a dica é eliminar a dieta monocromática e dar mais cor ao cardápio, incluindo frutas, verduras, legumes e evitar alimentos gordurosos, açucarados e industrializados. Alimentos ultraprocessados, em sua maioria, apresentam muitos aditivos artificiais e uma quantidade muito alta de sódio que pode comprometer a saúde com o tempo.

4- Faça esfoliação antes do bronzeamento: para ter um efeito mais prolongado, invista em uma esfoliação no corpo um dia antes do bronzeamento para remover a pele morta. O procedimento pode ajudar a realçar a cor do corpo. 

5- Utilize filtro solar: Mesmo com a pele bronzeada, não deixe de usar protetor solar diariamente no rosto e no corpo, mesmo que você fique em casa, ou no escritório, por exemplo.  Outra dica é priorizar a exposição solar antes das 10 horas e depois das 16 horas. 

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais