Cidadeverde.com

Síndrome do pensamento acelerado? Conheça sintomas e saiba como tratar

Imprimir

 

Foto: Arquivo/Cidadeverde



A Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA), não é uma doença, mas um sintoma associado a um quadro de ansiedade. Quando se fala de Síndrome do Pensamento Acelerado, fala-se de uma dificuldade pessoal em relaxar, acalmar e organizar a mente e de uma busca incessante por informações e estímulos, ou seja, ocorre uma inundação por pensamentos acelerados o tempo todo, o que dificulta a concentração, e desgasta a saúde física e mental.

Segundo a psicóloga Cristiane Duez Verzaro dos Santos, "um sintoma se torna patológico, de acordo com sua intensidade”. Ela explicou os sintomas, causas e como tratar essa patologia.


SINTOMAS

O ritmo alucinante dos grandes centros, acaba produzindo um número excessivo de informações, produzindo uma mente hiper pensante, agitada, impaciente, com dificuldades no campo criativo e baixo nível de tolerância. Os principais alvos desta condição são profissionais constantemente avaliados e um ritmo acelerado de trabalho, sem poder relaxar, para evitar o comprometimento de seu rendimento, tais como: executivos, professores, profissionais da saúde, jornalistas, entre outros.

A manifestação se dá através dos seguintes sintomas:

Preocupação excessiva, instabilidade emocional, inquietação, intolerância a frustração, déficit de concentração, fadiga excessiva, cansaço ao acordar, dores físicas (de cabeça ou musculares), sofrimento por antecipação e prejuízos da memória.


CAUSA

Na Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA), as causas podem ser originadas de alguns transtornos como: ansiedade, bipolaridade, Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), Borderline e, como consequência do uso de drogas, como cocaína.

Na SPA, os sintomas de inquietação aumentam de forma gradativa ao longo dos anos, o que significa a possibilidade de uma diferença intensa no comportamento do indivíduo. Uma das principais causas da SPA o acúmulo de informação, aliado às questões sociais como: o exagero de estímulos (uso de celulares e tecnologias, redes sociais, rapidez de informação), excesso de brinquedos, etc.


TRATAMENTO

Primeiro faz-se necessário “trabalhar” a ansiedade dos pensamentos, buscando entender que não há como resolver todos os problemas. Dividir as tarefas do dia a dia, bem como as atividades do trabalho de forma a não se sobrecarregar, e diminuir auto exigência e a auto cobrança. É recomendado evitar longas jornadas de trabalho e tirar férias por curtos períodos com maior frequência, sempre que possível. Realizar pausas mais frequentes na rotina, como tirar momentos para ler ou aproveitar o sol sem pensar em outras atividades.

Atividades físicas também se mostram muito efetivas no tratamento da Síndrome do Pensamento Acelerado, pois servem como um momento de relaxamento, para desacelerar a mente. Diminuir os acessos às redes sociais é excelente para combater a mente acelerada, visto que ao reduzir o número de acessos à internet, também diminui a exposição as informações, bem como, as comparações que acontecem em função disso.

Realizar um planejamento diário em que se determina o que são prioridades naquele dia ajuda a organizar a mente de forma a não sobrecarregar os pensamentos. Essa organização é importante para desenvolver as sensações de trabalho concluído. O tratamento mais indicado para a SPA é a psicoterapia, com o objetivo de controlar pensamentos e a gestão de emoções.

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais