Cidadeverde.com

Santa Rosa é alvo de operação da Polícia Federal por desvios de recursos públicos

Imprimir

Foto: PF-PI

Nesta quinta-feira (23) a operação Sindicância da Polícia Federal foi deflagrada para combater desvios de recursos públicos no município de Santa Rosa do Piauí, distante 120 km de Picos. Os recursos são de origem do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e Fundo Municipal de Saúde (FMS). 

Os desvios das contas públicas ocorreram nos anos de 2018 e 2020, totalizando R$ 700.000,00 (setecentos mil reais).

As investigações da operação começaram a partir do relatório da Controladoria Geral da União no Piauí (CGU-PI) que identificou débitos na conta do Fundeb com destino a uma conta poupança particular no ano de 2019. Os referidos débitos não estavam acompanhados de documentos comprobatórios que justificassem as transações.

Diante da situação, foi instaurada sindicância administrativa pela Prefeitura de Santa Rosa do Piauí para apurar os fatos.

No decorrer da investigação, foram detectados repasses indevidos realizados por meio de conta gestoras dos recursos públicos do Fundeb e do Fundo Municipal de Saúde (FMS) para a conta poupança do investigado, uma pessoa sem vínculo empregatício formal ou contratual com o município, totalizando o valor de R$ 702.185,44. Documentos também foram adulterados e informações falsas foram inseridas nas prestações de contas.

A Polícia Federal acrescentou ainda que a operação de hoje visa identificar agentes públicos e pessoas interpostas que possam ter participado do esquema e se a prática criminosa se repetiu em outros municípios da região.

Os envolvidos devem responder por crimes contra a Administração Pública como peculato e inserção de dados falsos em sistema de informações.

 

Paula Monize e Rebeca Lima

(Com informações da PF)

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais