Cidadeverde.com

Arcebispo de Teresina promete mudanças e quer levar igreja para periferias

Imprimir

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

Há pouco mais de um mês como arcebispo de Teresina, Dom Juarez Marques afirmou ao Cidadeverde.com que pretende fazer mudanças e quer implementar um plano de evangelização para que a igreja se aproxime mais das periferias e dos mais necessitados.

Dom Juarez tomou posse como arcebispo no dia 25 de fevereiro deste ano em substituição ao Dom Jacinto Brito, que é arcebispo emérito de Teresina. Ele explicou que no primeiro momento tem tido muitos encontros e escutado bastante o que a comunidade católica e até mesmo as autoridades têm a falar. Após esse momento de escuta, ele informou que pretende fazer algumas mudanças para aproximar mais a igreja da comunidade.

"Quando eu cheguei aqui, vim para integrar, como irmão mais velho, que tem a missão de animar e de coordenar a diocese. Quero dar continuidade a trajetória belíssima que já existe aqui, mas nesta continuidade é preciso ver os sinais dos tempos, é preciso ver a realidade hoje que é diferente de ontem. O evangelho de Cristo é o mesmo, do amor, da vida, da cruz, da ressurreição, ele nunca muda. Porém, as circunstâncias mudam, esses tempos novos requerem de nós, e eu quero deixar isso muito claro, que sejamos uma igreja missionária, precisamos ser, porque a igreja é missionária por natureza e essência, e para isso precisamos cuidar para que ela cumpra com essa missão", explicou.

O arcebispo destacou que é importante sair e levar a palavra de Deus a mais lugares, principalmente a periferia.

"O Papa Francisco disse que precisamos ser uma igreja de saída, que vai até as periferias. Precisamos ser uma igreja servidora, samaritana, essa é a missão. O Papa disse que preferia uma igreja enlameada porque sai, do que a que fica em uma alta proteção nas quatro paredes. E aqui no Piauí, devido ao verão, eu acrescentaria ainda que precisamos ter uma igreja enlameada e empoeirada, porque significa que a gente saiu, e ser missionário hoje é assumir uma catequese, que é fazer ecoar a palavra de Deus, principalmente para crianças adolescentes", destacou.

Dom Juarez explicou que quer um plano de evangelização focado na catequese catecumenal para que a palavra de Deus seja levada para as comunidades, não só para crianças e adolescentes, e que ela seja cada vez mais fortalecida.

"Quero continuar aquilo que já existe e cada vez mais implementar essa coisa da missionariedade. A catequese que temos que implementar a catequese de orientação catecumenal, de iniciação da vida cristã, levar para as periferias, não somente geográficas, mas de existenciais, pois todos precisam ser cuidados. Eu não trouxe novidade nenhuma, pois está no evangelho antigo. O que eu trago é esse ânimo e incentivo para ser uma igreja que se renova e se reforma", apontou.

O arcebispo destacou que as mudanças são para melhorar a relação da igreja com as comunidades. 

"Eu não quero revolucionar, eu quero que a igreja seja fiel a sua vocação, de anunciadora da boa notícia, isso não é uma novidade, é um despertar, porque muitas vezes dormimos no ponto, não percebemos que a fila anda e descuidamos daquilo que está na origem. A renovação e reforma na vida da igreja, não é apenas se tornar progressista, é ela voltar a beber da fonte original de Jesus Cristo e a experiência com as primeiras comunidades. Quando se distancia, vai se dispersando, então é preciso voltar. Então a novidade é a catequese de orientação catecumenal, a serviço a iniciação da vida cristã para ser mais eficaz e eficiente nesse mundo secularizado e diferente", finalizou.

 

Bárbara Rodrigues
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais