Cidadeverde.com

Testemunhas e acusado são ouvidos em 1ª audiência na Justiça do caso Janaína Bezerra

Imprimir

Foto: arquivo Cidadeverde.com

Começou na manhã desta quarta-feira (05), a audiência de instrução processual do caso da estudante de jornalismo Janaína Bezerra, 21 anos, vítima de homicídio duplamente qualificado, incluindo feminicídio, além de estupro e vilipêndio de cadáver dentro de uma das salas da Universidade Federal do Piauí (Ufpi). Contra o acusado, o estudante de mestrado, Thiago Mayson da Silva Barbosa, 28 anos, há também o crime de fraude processual. A mãe e o pai de Janaína acompanham a sessão. 

A audiência é presidida pelo juiz Antônio Nolêto, da 1ª Vara do Tribunal Popular do Júri. Ao todo estão sendo ouvidas testemunhas arroladas pela defesa e acusação, bem como o próprio acusado. O representante do Ministério Público é o promotor Benigno Filho que, anteriormente, defendeu pena máxima em cada um dos crimes, o que incidiria em uma condenação total de até 80 anos de prisão.

Na audiência de instrução processual é colhido depoimento das testemunhas e o interrogatório do acusado. Após a conclusão das alegações finais da promotoria e da defesa será pautada a sessão do Tribunal Popular do Júri e posterior julgamento. 

A audiência não foi liberada para a imprensa. Ainda na fase de inquérito, a Justiça havia decretado segredo na investigação. 

Foto: arquivo pessoal

O assassinato da estudante de jornalismo teve repercussão nacional e desencadeou debates e protestos sobre a violência de gênero e a insegurança no campus da Ufpi em Teresina. Ela foi morta e teve as vértebras do pescoço deslocadas após uma calourada na instituição de ensino. A investigação do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) apontou que ela ainda foi vítima de estupro viva e após ser assassinada. 

O acusado foi preso horas após o crime. Para a advogada dele, que preferiu não se identificar, Thiago Mayson nunca teve a intenção de matar Janaína. Academicamente, a comissão de sindicância da Ufpi concluiu pela expulsão do estudante.

 

Graciane Araújo
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais