Cidadeverde.com

Monja Coen fala sobre intolerância religiosa e de como lidar com ansiedade

Imprimir

Foto: Renato Andrade / Cidadeverde.com 


Em sua passagem por Teresina, a Monja Coen bateu um papo com o Cidadeverde.com e falou sobre a intolerância religiosa, desafios da humanidade e como lidar com a crise de ansiedade em um mundo cada vez mais acelerado. 

A monja esteve na capital piauiense para ministrar palestra no auditório do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região (TRT22) do Piauí. 

Uma das líderes espirituais mais respeitadas no país, a Monja Coen em sua palestra “Qual a sua verdadeira pergunta?” destacou o momento atual que vivemos não só no Brasil, mas no mundo. Ela fez um alerta aos participantes da palestra sobre a necessidade de despertarmos o "nós, o coletivo" e sair do ego. 

A monja lamentou o fato de ainda vivermos em uma sociedade com muitas intolerâncias, principalmente a religiosa. Para ela, é preciso aprendermos a respeitar as diferenças, sejam elas quais forem. Já sobre viver em um mundo cada vez mais acelerado, a monja orienta que a sociedade acelere com ele. 

Foto: Renato Andrade / Cidadeverde.com 

 

Como podemos lidar com a crise de ansiedade em um mundo cada vez mais acelerado? 

 Você acelera junto com o mundo ou você respira e escolhe as suas coisas, o que você quer fazer. Não queira fazer tudo. Tenha discernimento correto, escolhas. 

Como encontrar o autoconhecimento? 

 Através de olhar para você e perceber você. Não fique procurando fora de você, mas estar em você. Livros e professores orientam para você poder olhar em profundidade para você mesmo. 

Quais os perigos das redes sociais, ela atrapalha ou ajuda na sociedade? 

A internet é uma benção. Ela não é boa, nem ruim. É como o celular, ele não é bom e nem ruim. Como você usa um bom instrumento? Para o bem de todos os seres ou uma coisa que não é benéfica ou neutra?. 

Como aprender a lidar com o defeito do outro? 
 Veja a qualidade do outro. Ao invés de ficar só vendo defeito e apontando os erros e faltas, veja que qualidade ele ou ela tem. 

A meditação é um caminho para autoconhecimento?
É o caminho principal, é o portal principal.

Por que as pessoas temem ficar sozinhas?

Porque têm medo de si, não se conhecem. É importante que a gente se conheça, a gente não é só o personagem que nós criamos, mas quem somos de verdade. Então, em vez de ter medo, encontre a si e sinta o prazer da sua própria presença. 

Hoje, infelizmente vivemos numa sociedade com muita intolerância religiosa. Ela atrapalha? 

Claro que sim. Qualquer intolerância atrapalha. A gente tem que aprender a respeitar pontos de vista diferentes. Quer seja religiosos, éticos, sexuais… seja lá o que for. Temos que aprender a respeitar as diferenças. 

Qual o grande desafio da humanidade nos dias de hoje?

Nós precisamos, todos, despertar. Despertar a mente que vê com clareza a realidade e tomar decisões que sejam benéficas para o maior número de seres. 

 


Nataniel Lima
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais