Cidadeverde.com

Confira o funcionamento dos parques de Teresina durante a Semana Santa

Imprimir

Foto: Ascom/Semam

Em virtude do feriado da Páscoa, os parques da Prefeitura de Teresina, administrados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), não funcionarão nesta sexta-feira (7). No sábado e domingo, no entanto, o funcionamento será nos horários normais.

As áreas de lazer sob responsabilidade da Semam são: o Parque da Cidade, Parque Encontro dos Rios e Parque Encontro dos Rios, na zona Norte; o Parque da Macaúba, na zona Sul; o Parque das Crianças, na zona Leste; e o Parque da Cidadania, na região central.

Já o Jardim Botânico, na zona Norte, segue fechado, em fase de reformas. Um projeto apresentado pelo secretário Luis André sob supervisão da Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (Semplan) está sob análise e deve contemplar este e os demais parques.

Opções de lazer

Para os teresinenses que não vão pegar a estrada no feriado da Semana Santa, os parques da Prefeitura são uma opção de diversão e relaxamento no sábado e domingo, quando estarão abertos. A atual temporada de chuvas os deixou ainda mais verdes e o clima mais agradável.

Na zona Leste, o Parque das Crianças é ideal para passeios com crianças menores, com seus brinquedos coloridos, a Horta das Crianças — projeto de plantio de hortaliças criado pelo Núcleo de Educação Ambiental da Semam — e uma lanchonete bem equipada na área do boulevard.

Teresina mais verde

Já o Parque da Cidade, com suas trilhas e vegetação florestal, agrada aos praticantes do ciclismo e das corridas. Tanto que no fim do mês, no dia 30, vai sediar a primeira edição do Cabra da Peste Race, desafio que já conta com mais de 100 inscritos e consistirá em uma prova com 4 quilômetros e cerca de 30 obstáculos.

Esporte e lazer também são a vocação do amplo e arborizado Matias Matos — conhecido também como Lagoa do Mocambinho pelos moradores mais antigos do bairro —, com sua pista de corrida circundando a lagoa e o campo de piso sintético sempre movimentado com jovens jogando futebol.

Um dos mais procurados pelos teresinenses — inclusive pela localização privilegiada —, o Parque da Cidadania, no cruzamento das Avenidas Frei Serafim e Miguel Rosa, tem um cardápio variado de atrações. Nas primeiras horas da manhã, é procurado por quem gosta de começar o dia com uma caminhada ou por famílias e amigos que se reúnem em piqueniques. À tarde, o pessoal dos esportes se divide entre corridas, partidas e treinos nas quadras. Há a turma do skate; ao lado, os treinos dos times de rúgbi.

Os gramados e sombras das árvores são um convite ao descanso ou viram um cenário diferente para fotos ou a leitura de um livro. “É Teresina reafirmando sua vocação como capital dos muitos parques que, somado ao projeto da Prefeitura, de plantio de árvores em diversas avenidas, prova porque é também chamada de Cidade Verde”, afirma o secretário de Meio Ambiente, Luis André.

Confira os horários de funcionamento:

Parque Ambiental Encontro dos Rios

Rua Desembarque Flávio Furtado, Olarias
Sábado (8) e domingo (9): 9h às 16h
 

Parque Ambiental Estação Cidadania

Entrada 1: Avenida Frei Serafim, 110
Entrada 2: Rua Paraíso, 600 (estacionamento)
Sexta (7): fechado
Sábado (8) e domingo (9): 5h30 às 22h30

Parque Ambiental Matias Augusto de Oliveira Matos

Rua Santa Clara, 1318-1762, Mocambinho
Sexta (7): fechado
Sábado (8) e domingo (9): 5h30 às 11h; 16h às 21h30

Parque das Crianças

Avenida Raul Lopes, 102, Ininga
Sábado (8) e domingo (9): 6h às 21h
Sexta (7): fechado

Área de Proteção Ambiental Prefeito João Mendes Olímpio – Parque da Cidade

Avenida Duque de Caxias, 3520
Primavera
Sábado (8) e domingo (9): 5h30 às 21h
Sexta (7): fechado

Parque Ambiental da Macaúba

Rua Vinte e Um de Abril, 1651-1699, Macaúba
Sexta (7): fechado
Sábado (8) e domingo (9): 5h30 às 11h; 16h às 21h30

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais