Cidadeverde.com

Em Esperantina, 39 famílias estão desabrigadas devido cheia do rio Longá

Imprimir

Foto enviada ao Cidadeverde.com 

O rio Longá em Esperantina (a 183 km de Teresina) continua acima da cota de inundação na cidade. Devido a cheia, 39 famílias estão desabrigadas, segundo a Prefeitura de Esperantina ao Cidadeverde.com, nesta segunda-feira (10/4). 

Do total de famílias desabrigadas, 24 delas estão distribuídas em quatro escolas municipais e 15 foram para casa de familiares. Os bairros mais atingidos em Esperantina são: Nova Esperança, Pedreira, Batista de Amorim e o Centro. 

De acordo com o boletim do Sistema de Alerta Hidrológico na Bacia do Rio Parnaíba desta segunda (10), a estimativa é que o  nível do rio Longá alcance os 8,19 metros até as 12h45 deste domingo. Ou seja, está a 79 cm acima da cota de inundação, que iniciou em 7,40 metros. 

Barras 

Em Barras, o rio Marathaoan também está acima da cota de inundação. No domingo (9/4), o rio atingiu 4,59 metros. Para hoje a expectativa do CPRM é que esse nível reduza, mas continue acima da cota de inundação com 4,43 metros. 

Cerca de quatro famílias estão ilhadas devido ao aumento no nível do rio em Barras, de acordo com levantamento repassado ao Cidadeverde.com da Defesa Civil do Município. Segundo Lúcio Carvalho, técnico da Defesa Civil do Município, as famílias estão em casas de familiares ou em casas alugadas. 

“Estamos preocupados devido ao volume de água muito intenso durante esses dias. Hoje baixou 3 cm, mas a situação requer muito cuidado. Vamos monitorar as áreas para saber a situação das famílias e, se necessário, retirá-las e colocá-las em escolas”, destacou Lúcio Carvalho. 

Foto enviada ao Cidadeverde.com 

As áreas mais atingidas pelas chuvas estão na região Norte do Piauí, especialmente a área da Bacia do Longá, que envolve os rios Marathaoan, Longá, Piracuruca, além de córregos e riachos dessas sete cidades.


Nataniel Lima
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais