Cidadeverde.com

Especialista fala sobre surto de viroses sazonais

Imprimir

No período de chuvas é comum o surgimento de viroses sazonais que atingem a comunidade e podem evoluir para quadro clínicos graves. O médico pediatra, Sérgio Feitosa, explica sobre sintomas e formas de tratamento para que estas não sejam confudidas com outras doenças.

"É muito importante fazer essa diferenciação. Gripe e resfriados também são doenças virais, são doenças infecciosas cujo agente é um vírus. O da gripe, por exemplo, é a Influenza e vírus que causam resfriados são centenas diferentes. Já as virores como chamamos remetem a sintomas mais gerais como febre, dores pelo corpo, dor de cabeça, as vezes vômito, as vezes diarreia. Essas viroses sem nenhum sintoma respiratório podem se tratar de um caso de dengue, que é também uma doença viral", frisou o pediatra.

O pediatra Sérgio Feitosa explicou que nesse período tem se tornado comum as viroses com sintomas respiratórios. 

"Nesse momento temos tido uma grande quantidade de crianças com sintomas respiratórios, decorrentes de quadros infecciosos, bacterianas e/ou não. Em caso de sintomas sempre procurar ajuda médica e evitar automedicação. Cada caso precisa ser avaliado pelo profissional, alguns vão precisar de muita medicação outros muito pouco ou nem usarem", ressaltou. 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais