Cidadeverde.com

Garis e prefeitura fecham acordo e suspendem paralisação de três dias

Imprimir

Foto enviada ao Cidadeverde.com 

A Prefeitura de Teresina e o Sindicato dos Empregados de Asseio e Conservação do Piauí (CEACEPI) entraram em acordo após uma reunião na manhã desta quarta-feira (12). Na ocasião, foi decidido que os trabalhadores da limpeza pública da capital vão encerrar a paralisação, que acontece há três dias. O Tribunal Regional do Trabalho (TRT) também se reuniu com representantes da prefeitura e do sindicato, e ficou de dialogar com os empresários para definirem sobre o pagamento dos salários.

Ficou acordado ainda que a prefeitura vai realizar os pagamentos atrasados, tanto dos salários quanto dos vales-alimentação, diretamente para a conta dos trabalhadores. A transação será supervisionada pelo Tribunal Regional do Trabalho e sindicato da categoria. Apesar do acordo, segundo a Prefeitura de Teresina, a empresa Litucera, única representante do Consórcio Teresina Ambiental (CTA), não liberou os caminhões para que os trabalhadores retornassem às suas atividades.

Por volta do meio-dia, se encerrou a reunião que foi realizada no Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região (TRT-22), comandada pelo desembargador Manoel Edilson, com a participação do procurador do município, Ari Ricardo, o presidente do sindicato dos trabalhadores, Jhonatas Miranda, e o advogado do sindicato, Carlos Henrique. Os representantes da empresa Litucera não participaram da reunião.

Segundo o TRT, ficou acertado que a empresa será chamada para uma nova reunião. A proposta é que a empresa se comprometa a fazer o pagamento dos salários e comprove ao TRT e à Prefeitura de Teresina.

Os trabalhadores decidiram que vão retornar ao trabalho, agora que o TRT está participando das discussões e a prefeitura realizará o pagamento da categoria. Segundo o advogado do sindicato, Carlos Henrique, o desembargador do TRT tentou contato com a empresa Litucera, mas sem sucesso. O órgão aguarda que a empresa encaminhe a folha de pagamento e dados de todos os trabalhadores para que o pagamento dos salários sejam realizados.

Impasse

A prefeitura de Teresina informou que está buscando alternativas para que os trabalhadores possam ter condições de recolher o lixo e uma delas seria o uso de caminhões das Superintendência de Ações Administrativas Descentralizadas (SAADs).

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, disse que todos os pontos foram acertados. “Entramos em acordo e todos os pagamentos que deixaram de ser feitos vão acontecer diretamente na conta dos trabalhadores. A prefeitura agiu de forma rápida para pôr fim a esse problema que afetou um serviço essencial. Tudo resolvido”, disse.

Já o presidente do sindicato, Jhonatas Miranda, ressaltou que vai repassar todos os pontos sobre o acordo para a categoria. “Foi a forma que encontramos para resolver esta problemática, neste momento. Queremos repassar para a categoria que, até o final da semana, todos estarão com seus pagamentos, é somente uma questão de logística. A PMT vai pagar os salários e vales-alimentação até que tudo se resolva”, afirmou Jonatas Miranda.

Atualmente, 1.700 trabalhadores atuam na limpeza urbana e coleta de lixo. De acordo com a PMT, somente neste ano, a empresa Litucera recebeu R$ 48 milhões do município, porém tem atrasado o salário dos funcionários e também os pagamentos referentes a aluguel e combustíveis dos veículos utilizados na limpeza urbana e na coleta de lixo.

 

Da Redação 
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais