Cidadeverde.com

Museu de São Paulo terá exposição para comemorar os 90 anos de Niède Guidon

Imprimir

Foto: Yala Sena/Cidadeverde.com

O Museu Brasileiro da Escultura e Ecologia (MuBE), de São Paulo, vai realizar a partir do dia 15 de abril a exposição” Serra da Capivara: Pedra Viva, o Legado de Niède Guidon”.

O objetivo da exposição é comemorar os 90 anos da arqueóloga Niède Guidon, completado no mês de março, e tratar da importância cultural e ambiental da Serra da Capivara. A exposição vai ter a curadoria de Guilherme Wisnik, consultor curatorial do MuBE e vice-diretor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo - FAU/USP.

Ao Cidadeverde.com a chefe do Parque Nacional da Serra da Capivara, Marian Rodrigues, comemorou o evento e destacou todo o trabalho realizado pela arqueóloga para o desenvolvimento da região, que engloba parte dos municípios de São Raimundo Nonato, João Costa, Brejo do Piauí e Coronel José Dias.

“As histórias do Parque Nacional da Serra da Capivara e da Niéde Guidon estão intrinsicamente ligadas. Uma não existiria sem a outra. São 50 anos de dedicação a uma região, com um trabalho que muitas vezes assumiu o papel do estado. Ela não apenas realizou pesquisas relevantes que colocaram o Piauí e o Brasil no cenário mundial sobre o povoamento das Américas, mas ela pensou mais além, pensou em como esse conhecimento gerado poderia ajudar no desenvolvimento de uma região semiárida e com parcas possiblidades de desenvolvimento sustentável", destacou.

Marian Rodrigues ainda acrescentou que o trabalho de Niéde não foi apenas no parque. "Ela criou escolas de período integral nos anos 90, criou projetos sustentáveis, criou o primeiro curso de arqueologia pública do país, mostrou para todos nós que é possível o desenvolvimento de Ciência Aplicada. Enfrentou todos os tipos de barreiras e dificuldades e venceu. Formou pessoas para continuar. Eu sou parte de todo esse processo. Essa exposição vai mostrar um pouco dessa história incrível. Iremos comemorar os 90 anos de uma pedra viva”, afirmou.

A exposição vai ter acervos arqueológicos, depoimentos e a caatinga viva da região. O evento vai seguir até o dia 6 de agosto deste ano e a entrada no local é gratuita.

 

 

 


Bárbara Rodrigues e Rebeca Lima
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais