Cidadeverde.com

Arsete autoriza reajuste de 27,54% na tarifa de água na zona Rural de Teresina

Imprimir

Foto: Ascom/Arsete 

A Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos de Teresina (Arsete) autorizou o reajuste de 27,54% na tarifa de água para os serviços prestados pela Agespisa, na zona rural de Teresina. A resolução foi divulgada na edição dessa quarta-feira (12) do Diário Oficial do Município. Os novos preços entram em vigor em 30 dias.

Segundo a Arsete, a medida impacta 2.387 residências, o que representa 17,79% da população da região. Os consumidores deverão perceber o aumento em datas distintas, de acordo com os dias de faturamento de cada matrícula.

Ainda de acordo com a Agência de Regulação, o reajuste é uma medida prevista em contrato com a concessionária e é realizado anualmente. Porém, a última alteração nos preços cobrados pela Agespisa em Teresina ocorreu no ano de 2018, ficando suspendo novos cálculos pelos quatro anos seguintes.

Já a suspensão do reajuste durante esse período se deu por questões administrativas, cláusulas contratuais, e principalmente, em cumprimento ao Decreto Municipal n° 19.658, de 15 de abril de 2020, que suspendeu temporariamente os reajustes e revisões tarifárias no período de enfrentamento à Covid-19. 

Sobre o valor do reajuste, de 27,54%, a Arsete informou que são os percentuais acumulados dos ano de 2019 a 2022, que foram de 4,628%, 3,229%, 5,895% e 11,518%, respectivamente.

O cálculo do valor total do reajuste teve como base uma fórmula paramétrica, que leva em consideração a atualização inflacionária de custos administráveis, de energia elétrica e de produtos químicos arcados pela concessionária.

 

Rebeca Lima (Com informações da Arsete) 
[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais