Cidadeverde.com

Iaspi lança nova carteira digital para mais de 500 mil usuários no Piauí; veja como adquirir

Imprimir
  • wqfdqff.jpg Régis Falcão/Ccom
  • wefwqfef.jpg Régis Falcão/Ccom
  • refqe3g.jpg Régis Falcão/Ccom
  • jwdwbdoboi.jpg Régis Falcão/Ccom
  • hwbddbw.jpg Régis Falcão/Ccom
  • aita_isaspi.jpg Régis Falcão/Ccom


O Iaspi (Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Estado) lançou na manhã desta segunda-feira (17) a Carteira Digital. De acordo com Daniele Aita, diretora do Iaspi, a migração para o digital visa facilitar o acesso dos usuários, além de reduzir os custos do Instituto e atinge mais de 500 mil usuários do Plamta e Iaspi Saúde. 

“A gestão, desde a pandemia vem trabalhando no sentido de entregar mais serviços de forma eletrônica entendendo a necessidade de otimizar os serviços, de facilitar o acesso, de reduzir os custos. Vai atender 308 mil usuários do Plamta e 194 mil usuários do Iaspi Saúde”, explicou Daniele Aita. 

Segundo Daniele Aita, no momento, a carteira digital ainda não é obrigatória, pois o Instituto está em fase de transição, mas deve se tornar obrigatória e a recomendação é que todos os usuários façam a migração. 

“Ela vai se tornar obrigatória, no momento ainda não é obrigatória, nós estamos nessa fase de transição. Quem tiver a carteira impressa pode utilizar normalmente, a carteira digital fica disponível através do site do Plamta e do Iaspi Saúde”, acrescentou. 

A diretora do Iaspi destacou ainda que o Instituto abrirá um chamamento público para convocar profissionais de especialidades que estão em falta na rede credenciada. 

“Nós sabemos a dificuldade que é fixar o atendimento médico de especialista no interior e o pais inteiro vive essa realidade. Nós estamos abrindo um chamamento público para convocar, para disponibilizar o atendimento, o credenciamento de profissionais em algumas especialidades que nós temos mais dificuldade de atendimento neste momento. Vamos fazer campanhas também para incentivar a realização de teleconsultas que o Iaspi já disponibiliza sem custo a mais para o servidor, basta fazer o cadastro no portal do usuário e toda a rede credenciada pode realizar esse atendimento. E periodicamente, a cada seis meses, a rede credenciada é atualizada”, complementou Daniele Aita. 

Já sobre a criação de um rede nacional de atendimento ao servidor público, Daniele Aita informou que está sendo elaborado um pronto atendimento digital e que o Conselho Nacional de Entidades de Saúde dos Servidores Públicos (Conessp) vai disponibilizar um aplicativo para o usuário ter acesso à rede credenciada no estado que ele tiver.

“A carteira digital vai dá acesso a todos os atendimentos na rede credenciada e o Conselho Nacional de Entidades de Saúde dos Servidores Públicos (Conessp), do qual atualmente estamos na presidência, estamos elaborando um pronto atendimento digital que dê acesso a urgência e emergência a toda a rede credenciada, de todos os Institutos associados, ampliando a oferta de serviços, sabemos que muitas vezes o servidor pode se deslocar por algum motivo. Mas o Conessp deve disponibilizar também um aplicativo através do qual o usuário de cada Instituto, em cada estado, poderá consultar a rede credenciada dentro daquele território que ele se encontra”, finalizou a diretora.

Como fazer a carteira

Para obter a carteira digital, o beneficiário do Iaspi pode acessar ao site: iaspisaude.pi.gov.br e buscar a aba “Portal do Usuário”. Lá ele deve cadastrar o acesso, preencher as informações pessoais e criar uma senha. Com o novo acesso, o usuário pode visualizar sua carteira digital na aba Portal do Usuário. 

Já para quem é beneficiário do Plamta, o site é carteiradigital.plamta.pi.gov.br e o usuário deve clicar em “gerar sua carteira digital” e preencher as informações pessoais. 

Na sede do Iaspi, localizada no Centro de Teresina, técnicos também ficarão disponíveis durante toda a semana para ajudar os beneficiários com dificuldades. O local funciona até às 12h30. 

“Pode acessar de casa, nas redes sociais nós fizemos um passo a passo tanto para o Iaspi Saúde como para o Plamta, sem dificuldade, de forma muito prática com dados pessoais, matrícula, CPF, o titular pode ter acesso à carteirinha de todos os seus dependentes e também para facilitar ainda mais nesse momento, nós vamos disponibilizar uma equipe de TI aqui no saguão principal do Iaspi ao longo dessa semana”, informa a diretora.

 

Rebeca Lima
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais