Cidadeverde.com

Tribunal de Justiça vai usar inteligência artificial para aumentar produtividade

Imprimir

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) lançou nesta segunda-feira (17), durante sessão virtual, o projeto Julia, que significa Justiça Auxiliada pela Inteligência Artificial, e o projeto Assinador Mobile PJe, que têm como objetivo aumentar a produtividade no judiciário..

Os projetos foram desenvolvidos pelo Opala Lab, que é o Laboratório de Inovação do Tribunal de Justiça, que tem o desembargador José Wilson Ferreira de Araújo Júnior, como supervisor-geral. O objetivo é otimizar a prestação dos serviços e aumentar a produtividade do judiciário piauiense. 

 “Como responsáveis pelo setor, trabalhamos de modo a desenvolver sistemas que possam agilizar nosso trabalho, como esse que vai permitir desembargadores e juízes a assinar suas decisões e despachos por meio do celular. Quanto à Julia, ela fará a análise de petições, facilitará o acesso à informações, acompanhamento processual, jurisprudências e consulta processual”, afirmou o desembargador.

O secretário-executivo do Opala Lab Glaydson Vilanova Viana Coelho, explicou que a função do Laboratório “é oferecer sistemas para melhoria de processos e práticas, visando o incremento de produtividade, em especial, através da implantação de técnicas de inteligência artificial computacional para construção de ferramentas ativas de auxílio à gestão”.

Julia

Segundo o TJ, o projeto Julia vai atuar de forma a otimizar as rotinas, automatizando tarefas, com a análise de grandes volumes de dados. Também fará a identificação de tendências e padrões e a geração de recomendações.

“A Julia vai acessar o Whatsapp dos responsáveis pelos processos em cada setor e informá-los quais estão na iminência de serem baixados. Esta será sua atuação ativa. Ela também atuará de forma reativa, repassando informações quando for procurada. Hoje a Julia já conta com mais de 46 mil informações cadastradas e a ideia é triplicar em breve”, explicou Dimmy Karson Soares Magalhães, gerente do projeto.

Durante o desenvolvimento do projeto Julia, estão previstos para incremento em sua atuação a geração de texto jurídico, o entendimento de pedidos judiciais, a integração com o SEI e GLPI, a integração com fluxos do PJe, a análise de precedentes e a análise de jurisprudências.

Assinador Mobile

Outro projeto apresentado é o Assinador Mobile PJe que pretende aumentar a segurança de acesso ao sistema implementando a autenticidade em dois fatores e também vai permitir que magistrados acessem documentos no computador sem o token físico.

 

Bárbara Rodrigues
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais