Cidadeverde.com

Segundo Complexo Solar será inaugurado nesta terça-feira (18)

Imprimir

O governador Rafael Fonteles participará, nesta terça-feira (18), às 10h, da solenidade de inauguração do Complexo Solar de Caldeirão Grande 2, da IBITU Energia, em Caldeirão Grande do Piauí, no Sul do Estado. O complexo tem capacidade instalada de 252 MW e já opera com 100% da sua capacidade comercial.

A inauguração do Complexo representa um aumento de 28% na capacidade instalada da Ibitu, reforça o crescimento da empresa em projetos solares e a coloca como um dos principais players de geração solar e renovável do Brasil.

O Complexo Solar Caldeirão Grande 2 passou a operar com 100% da sua capacidade instalada de 252 megawatts-pico (MWp) no dia 18 de fevereiro, quando a última das sete usinas entrou em operação comercial. Desde então, a CG2 gera energia limpa equivalente ao consumo de mais de 280 mil casas brasileiras, suficiente para evitar a emissão de 298 mil toneladas de CO2 por ano. Isso reforça o compromisso da empresa de ser Net Zero até 2027.

O novo parque consolida a posição de destaque do Piauí na produção de energia renovável e sustentável. “A energia solar e a eólica são um potencial natural do Piauí, e esse empreendimento gera progresso a partir de toda a cadeia de produção. Portanto, é um projeto que agrega muito valor e desenvolvimento socioeconômico para o Piauí”, afirma o governador Rafael Fonteles.

Ao longo do processo, a obra chegou a ter quase mil pessoas trabalhando simultaneamente, sendo que 60% eram de Caldeirão Grande e das cidades próximas. Além disso, uma das etapas de pré-montagem dos trackers contou com 100% de mão de obra feminina, por meio da contratação de mulheres da região.

A Ibitu Energia já investiu no projeto cerca de R$ 816 milhões, sendo R$429 milhões financiados pelo Banco do Nordeste (BNB).

A IBITU Energia é uma das maiores empresas de geração e comercialização de energia 100% renovável. Com esse empreendimento que será inaugurado em Caldeirão Grande do Piauí, mais desenvolvimento será levado para a região do semiárido do estado, bem como é intensificada a geração de emprego e renda na região.

Da Redação

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais