Cidadeverde.com

Balé da Cidade de Teresina estreia espetáculo em comemoração aos 30 anos

Imprimir

Fotos: Divulgação

O Balé da Cidade de Teresina lança nesta quinta-feira (20) a sua programação de aniversário de 30 anos com a estreia do espetáculo OCO. O espetáculo será apresentado no Theatro 4 de Setembro, às 19h. Os ingressos podem ser adquiridos através da plataforma Sympla, na internet, ou diretamente na bilheteria do Teatro.

Em entrevista ao Cidadeverde.com, a diretora-geral da companhia, Chica Silva, conta que celebrar 30 anos é uma responsabilidade devido a trajetória da companhia e profissionais que passaram pelo Balé da Cidade durante essas três décadas.

“É uma responsabilidade porque já se passaram tantas pessoas, tantos profissionais incríveis pela companhia e esse grupo está muito sensível a essa possibilidade de estar em um momento como esse tão marcante e representando todos os outros que já passaram e que vão vir ainda e acho que isso só tem a continuar por mais 30 anos”, diz.

O espetáculo é uma criação do coreógrafo e multi-artista Marcelo Evelin, com colaboração de Bruno Moreno. OCO é uma celebração coletiva, que traz a comunidade, a ancestralidade e uma micro multidão para ascender essa dança como ritual dançado por tantas presenças.

De acordo com Marcelo Evelin, OCO mostra sua percepção que através da dança é possível continuar reafirmando a vida em toda sua potência. “A coreografia reflete a condição de comunidade sem obliterar a autonomia pessoal de cada cidadão. Um lugar oco não como falta, mas como espaço aberto para outros preenchimentos, como excesso de espaço a ser preenchido pelo outro e por novos jeitos e maneiras. Um espaço expandido, escavado, ampliado, justamente para acolher o que vem sendo invisibilizado e possibilitar outras subjetividades”, explica o coreógrafo.

Para Janaína Lobo, coordenadora artística do Balé da Cidade, uma companhia pública de dança chegar a três décadas de existência é algo importante a se comemorar.

“Completar 30 anos de uma companhia municipal de dança em si já é um feito muito importante. É um momento de celebração e reflexão. Promovemos esse encontro para celebrar a companhia municipal junto com Marcelo Evelin, que é o artista de Teresina mais reconhecido no Brasil e no exterior. Então, a estreia desse trabalho tem tudo para ser um momento muito bonito”, conta.

Além da apresentação no Theatro 4 de Setembro, a companhia fará mais duas temporadas seguindo a roupagem do espetáculo OCO.

“Nessa roupagem também a gente vai ter mais duas temporadas. As outras duas temporadas acontecerão no Teatro João Paulo II, também as 19h e vai ser 28 e 29 [de abril], em comemoração também ao Dia Internacional da Dança e dia 5 e 6 de maio”, acrescenta Chica Silva.

Balé da Cidade

O Balé da Cidade de Teresina é uma companhia pública de dança Contemporânea que vem há 30 anos atuando no cenário artístico local e nacional, contribuindo com o desenvolvimento da dança piauiense e democratizando o acesso à arte.

Vem aproximando a dança da cidade através da sua atuação compromissada em diferentes ações e projetos, como apresentações públicas, conversas e formação continuada. A Companhia tem importante papel na história da dança em Teresina impactando o crescimento da produção artística local e sendo referência em difusão e criação de espetáculos e formação de artistas e público.

A companhia conta atualmente com 21 integrantes e é mantida pela Prefeitura Municipal de Teresina, através da Fundação Cultural Monsenhor Chaves, por meio do contrato de gestão com a AABCT, organização social de utilidade pública Associação dos Amigos do Balé da Cidade de Teresina. Tem direção geral de Chica Silva, coordenação artística de Janaína Lobo, aulas de Samuel Alvís e ensaios de José Nascimento.

 

Da Redação 
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais