Cidadeverde.com

Fazendas de camarão seguem à risca as normas ambientais, garante Associação

Imprimir

A Associação dos Criadores de Camarão do Piauí divulgou nota condenando as informações inverídicas que circulam no litoral sobre possível contaminação química em pescados. 

O presidente da  Associação dos Criadores de Camarão do Piauí, Santana Júnior, informou ao portal Cidadeverde.com que as fazendas seguem à risca as normas ambientais e que a cada três meses é verificado a qualidade da água nos criatórios em cativeiros. 


As fazendas de camarão são de referência nacional vendendo crustáceos para as maiores praças do país como Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Brasília e outros estados. As fazendas empregam mais de 500 pessoas e produzem mais de 4 mil toneladas por ano.  
 
Veja a nota da Associação: 

Quem são as fazendas de camarão :

Empresas estabelecidas há 4 décadas, que geram 500 empregos diretos. 100% da sua mão de obra com carteira assinada. E empregamos 100% da mão de obra local; comunidades do litoral piauiense.

As fazendas possuem Licença Operacional ( LO) e algumas em processo de adquirir junto a SEMARH.

Trimestralmente é coletado água em alguns pontos das fazendas para análise de água e protocolamos na SEMARH. Através dessas análises de água é comprovado que as águas utilizadas nas fazendas estão dentro dos padrões exigidos.

Muitas vezes a água que é liberada do viveiro para o estuário é de melhor qualidade que a água que é captada, ou seja por ser altamente sensível e exigente, os camarões que criamos requerem um meio altamente favorável e equilibrado. A prova disso é que produzimos 4.000 toneladas o ano passado e vendemos para grandes mercados exigentes, como Rio de Janeiro, SP, SC, Brasília, São Luís, Teresina etc! Sem nenhuma reclamação. O mesmo está sendo feito esse ano, sem nenhuma reclamação.

Dos Fatos : 

Esse período das chuvas intensas causa uma redução da salinidade do rio, comum para o período. Com essa redução da salinidade afeta o gosto de alguns moluscos, como é o caso de ostras, mexilhões etc.

É possível que a composição do plancton mude com a queda da salinidade e descompensação iônica da água.

As cianobactérias geralmente se proliferam por serem mais adaptadas. Estas são portadoras de proteínas (ex. geosmina, etc,.) que causam off-flavor em moluscos e crustáceos.  No caso o problema não pode ser atribuído às fazendas de camarões, e sim a uma mudança ambiental da salinidade, fato recorrente. Basta parar as chuvas e voltar à normalidade da salinidade, que o problema irá desaparecer.

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais