Cidadeverde.com

El Niño deve elevar temperaturas no Piauí nos próximos meses, diz climatologista

Imprimir

Em entrevista ao Notícia da Manhã, o climatologista Werton Costa, assessor técnico da Defesa Civil, informou que o período chuvoso já se aproxima do fim e a previsão é de chuva somente na faixa Norte do Piauí. Já em Teresina, Werton Costa explica que a condição será de estiagem, com forte insolação e baixa umidade.

“A chuva está indo embora, mas a gente tem ainda muita chuva na faixa Norte. A chuva migra, ela começa lá no extremo Sul, nos extremos, lá para o rumo de Corrente e agora ela está no extremo norte de forma mais intensa e em Teresina com grande veranito”, informa o climatologista.

Para o feriado e final de semana, o climatologista ressalta que a probabilidade é de pouca chuva.

Foto: Rebeca Lima/Cidadeverde.com

Com as chuvas se encerrando e apenas de modo esporádico, Werton diz que os próximos meses serão de muito sol com a chegada do fenômeno El Niño.

 “É claro que nós teremos chuva em maio, mas essa já não conta porque a chuva de maio é metade da chuva abril e é esporádica. Então para fins estatísticos, o período chuvoso finda agora justamente na primeira semana de maio com as poucas chuvas esporádicas, com muito calor e a gente tem um El Niño formado. Época de El Niño significa ‘sol na moleira’ como o pessoal fala. Nós teremos muita luminosidade, muita radiação, cuidados adicionais é claro porque é uma época diferenciada e as chuvas serão agora de forma esporádica”, ressalta.

O climatologista esclarece ainda que o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) continuará emitindo alertas quando tiver alguma condição de risco.

“Teremos ainda alguns alertas porque é o papel da autoridade meteorológica anunciar quando há alguma condição de risco até a primeira quinzena de maio, mas a gente já não conta com a chuva como fato significativo”, finaliza o assessor.

 

Rebeca Lima 
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais