Cidadeverde.com

Médico da Adapi orienta sobre venda de vacinas contra a febre aftosa

Imprimir

O médico veterinário da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi), Márcio Chaves, fez uma orientação ao vendedores e produtores rurais sobre o acondicionamento da vacina contra a febre aftosa para a venda. 

No sábado (22), a Adapi identificou 400 doses que estavam vencidas em um comércio na zona Leste de Teresina.

“Foi uma fiscalização de rotina, a gente sempre busca mensalmente fazer esse trabalho nessas revendas e deixar bem claro para o comerciante a importância dele dentro da cadeira produtiva, no que desrespeita principalmente a temperatura que tem que estar de 2°C a 8°C, ele não pode vender uma vacina que está submersa com água, ele tem que ter disponibilidade de gelo no momento dessa venda e ficar observando principalmente a data de vencimento que é justamente essa ação que a gente trabalhou em cima e observamos que estava vencida desde janeiro deste ano”, explicou o médico.

De acordo com Márcio Chaves, além de não ter eficácia, aplicar uma vacina vencida pode comprometer toda a cadeia de imunização do rebanho. 

“Não tem eficácia, é um processo de desnaturação da vacina, ela perde totalmente o efeito, é como se tivesse aplicando nada no animal. O animal não vai ativar a questão dos anticorpos, não vai ter aquela imunidade no animal e quebra toda aquela cadeia em cima da vacinação que é um dos itens cruciais dentro do programa da febre aftosa a nível estadual”, ressaltou.

Ainda segundo o médico veterinário, a campanha contra a febre aftosa começa no dia 1º de maio no Piauí e vai até o dia 31. Márcio destaca que durante essas semanas, a Adapi vai intensificar ainda mais as fiscalizações.

“Dia 1º de maio começa a campanha, ela vai até o dia 31, deixando bem claro que são todos os animais dentro do rebanho, essa intensificação vai ser maior, vamos intensificar de três a quatro vezes por semana em busca principalmente do acondicionamento, verificar a vacina, se ela está bem lacrada, observar também a nota fiscal que a gente recebe porque a revenda é como se fosse um termômetro dentro da vacinação”, informou.

Foto: Ascom/Adapi 

Apreensão de doses vencidas

A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi) informou neste sábado (22) que durante uma fiscalização de rotina um fiscal agropecuário identificou 8 fracos de 50 doses, totalizando 400 doses, que estavam vencidas em um comércio na cidade de Teresina.

 A Adapi informou que todos os produtos estavam armazenados na geladeira do comércio localizado no bairro São Cristóvão, na zona Leste. Foi lavrado o termo de apreensão e de inutilização do material que tinha como vencimento o mês de janeiro deste ano.

 

Rebeca Lima
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais