Cidadeverde.com

Febre Aftosa: Adapi faz apreensão de 400 doses de vacinas vencidas em comércio

Imprimir

Fotos: Ascom/Adapi

A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi) informou neste sábado (22) que durante uma fiscalização de rotina um fiscal agropecuário identificou 8 fracos de 50 doses, totalizando 400 doses, que estavam vencidas em um comércio na cidade de Teresina.

 A Adapi informou que todos os produtos estavam armazenados na geladeira do comércio localizado no bairro São Cristóvão, na zona Leste. Foi lavrado o termo de apreensão e de inutilização do material que tinha como vencimento o mês de janeiro deste ano. 

A utilização de vacinas vencidas deixa os animais propensos a febre aftosa, que é uma doença causada por um vírus que acomete principalmente animais bovinos, caprinos, ovinos e suínos.

“A vacina vencida não estimula a produção de anticorpos, seria o mesmo que aplicar nada, sendo lesado o consumidor e colocando em risco a agropecuária do estado já que se fosse vendida e utilizada os animais não estariam imunizados e desprotegidos da Febre Aftosa, doença que lutamos anos para termos a certificação internacional de livre com vacinação. Essa fiscalização demonstra a preocupação com as revendas e sua seriedade em sempre estar atenta até as pequenas coisas que podem passar despercebidas em muitos momentos",  disse o fiscal da Adapi, Márcio Chaves.

A apreensão aconteceu próximo ao início da primeira etapa da campanha nacional de vacinação contra a febre aftosa que inicia em maio.

Vacinação em 2022

Durante a segunda etapa da campanha de imunização, encerrada em dezembro do ano passado, o estado vacinou 93,47% ultrapassando o índice estabelecido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), que é de 90%.

Os dados mostram que foram imunizados 590.566 bovídeos de um total 631.808 no Estado. A segunda fase foi direcionada a bovinos e bubalinos de 0 a 24 meses de idade e realizada de 1º de novembro a 17 de dezembro de 2022 pela Agência de Defesa Agropecuária (Adapi), que atualmente integra a Secretaria de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada).


Bárbara Rodrigues (Com informações da Adapi)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais