Cidadeverde.com

Laboratório móvel do Procon permite análise de gasolina em duas horas

Imprimir

O Procon ganhou um novo instrumento para coibir irregularidades na venda de combustíveis no Piauí. O órgão passou a contar há cerca de 10 dias com um laboratório móvel para realizar análises dos materiais coletados durante operações de fiscalização. Os resultados são obtidos em aproximadamente duas horas. 

De acordo com o chefe de fiscalização do Procon, Arimateia Leão, o laboratório vem permitindo maior agilidade durante as operações nos postos de Teresina. 

“Antes, tinha dois meses para emitir esse laudo, porque era enviado para fora, com todas as condições de transporte para chegar no laboratório. Hoje, você faz em horas esse laudo do combustível”, explicou.

Fotos: Divulgação/Procon 

Com os novos equipamentos, o processo de autuação dos postos flagrados com irregularidades também acontece de forma mais rápida. 

“No momento da fiscalização, nós podemos ter a certeza daquela irregularidade e, imediatamente, é feita a análise e emitido um boletim. Com esse boletim, a fiscalização autua o posto e interdita o bico por irregularidade”, destacou o chefe de fiscalização. 

De acordo com a responsável técnica do laboratório móvel, Barbara Almeida, o trabalho de análise é feito com rigor e obedece às normas da Agência Nacional de Petróleo (ANP).

Fotos: Divulgação/Procon 


 
O laboratório móvel custou cerca de R$ 1 milhão e foi adquirido com recursos do Fundo Estadual de Defesa do Consumidor. 

Além de Teresina, municípios do interior também devem ser visitados pela unidade durante ações do Procon. 


Natanael Souza
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais