Cidadeverde.com

Piauí tem 12 cidades que ainda não aplicaram doses da vacina bivalente contra a covid

Imprimir

Foto: Arquivo/Cidadeverde.com

Dados do Ministério da Saúde revelam que 12 municípios do Piauí não haviam registrado a aplicação de nenhuma dose da vacina bivalente contra a covid-19 até a manhã deste sábado (29). A situação tem preocupado autoridades sanitárias, que buscam ações para incentivar a população piauiense a procurar os postos de saúde para a aplicação do reforço do imunizante. 

Informações contidas na Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) mostram que Alvorada do Gurguéia, Antônio Almeida, Belém do Piauí, Beneditinos, Brejo, Campinas, Joca Marques, Morro do Chapéu, Santa Cruz dos Milagres, Sebastião Barros e Valença ainda não usaram nenhuma dos 7.890 doses bivalentes distribuídas pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi)

"Isso é falta de adesão da população, essa é a maior dificuldade. A reclamação das pessoas é a falta de adesão dos usuários. Isso preocupa porque precisamos garantir que a população esteja imunizada, até porque aumentou significativamente os casos de síndromes gripais", disse Leopoldina Cipriano, vice-presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Piauí (Cosems-PI)

Fonte: Ministério da Saúde

Ao todo, o Ministério da Saúde já enviou 594 mil doses da vacina bivalente para a Sesapi, responsável por repassar os imunizantes aos municípios piauienses. No entanto, a cobertura vacinal do estado atualmente é de pouco mais de 23%, uma vez que apenas 186 mil imunizantes de reforço foram aplicados até o momento considerando todas as cidades.

Por conta disso, o Cosems-PI realizará um evento em Teresina nos dias 16 e 17 do próximo mês de maio para discutir a baixa cobertura da vacina bivalente no estado. “Vamos reunir os 224 municípios, a coordenação nacional da rede de frios e a Sesapi, para discutirmos os desafios para imunizados a população”, destacou Leopoldina Cipriano.

As doses bivalentes aumentam a imunidade contra o vírus da cepa original da covid-19, bem como da variante Ômicron. A aplicação dessa nova dose de reforço foi iniciada em todo o país no último dia 27 de fevereiro, respeitando os públicos alvos, mas recentemente foi liberada para toda a população com idade acima dos 18 anos.


Adriana Magalhães 
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais