Cidadeverde.com

Sesapi faz apelo para que população retorne aos postos para vacina bivalente

Imprimir

Foto: Arquivo/Cidadeverde.com 

A Secretara de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) está alertando a população, contemplada nesta etapa do plano nacional de vacinação, sobre a necessidade de retornar aos locais de imunização em suas cidades para dar continuidade ao esquema vacinal com a vacina bivalente.

Na última terça-feira (28), a Sesapi recebeu mais 73.240 doses de vacina bivalente contra a Covid-19. Ao todo, o estado já recebeu do Ministério da Saúde 429.402 doses da vacina. Os imunizantes já estão sendo enviados aos 224 municípios. Na semana passada, o Governo do Estado do Piauí lançou o programa “Saúde em Dia”, que tem como um de seus objetivos principais avançar nos índices de vacinação dos piauienses.

“Para receber a dose de vacina bivalente é necessário que o cidadão já tenha recebido duas doses de qualquer vacina contra a Covid-19. Deve ser respeitado o intervalo de quatro meses após a última dose de vacina recebida pela pessoa, seja após a conclusão do esquema primário da imunização ou de sua última dose de reforço. Por isso, pedimos para os públicos contemplados que atendam esses critérios que retornem para receber as vacinas, o que nos ajuda a evitar um aumento de casos graves da doença”, destaca a coordenadora de imunização da Sesapi, Bárbara Pinheiro.

Para a vacinação contra a Covid-19 com a vacina bivalente, seguindo o Plano Nacional de Imunização (PNI), devem procurar os pontos de vacinação dos seus municípios os idosos de 60 anos ou mais, gestantes, puérperas e trabalhadores de saúde. A vacina também está disponível para população privada de liberdade, adolescentes cumprindo medidas socioeducativas e funcionários do sistema de privação de liberdade.

Influenza

A Secretaria alerta ainda para a população buscar também a vacina contra a influenza, uma vez que os imunizantes já estão sendo enviados para os estados pelo governo federal e disponibilizados para os municípios através da Sesapi.

As doses de vacina contra influenza são direcionadas para a execução da 25° campanha nacional de vacinação que irá acontecer no período de 10 de abril a 31 de maio. No entanto, os municípios que receberem os imunizantes já podem ir iniciar a vacinação, sem precisar esperar a data apontada pelo Ministério da Saúde.

“Reforçamos mais uma vez para a população que a vacina da influenza pode ser administrada na mesma ocasião de outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, como a da Covid-19, e também com outros medicamentos, procedendo-se às administrações com seringas e agulhas diferentes em locais anatômicos distintos”, explica a coordenadora Bárbara Pinheiro.

 

Da Redação 
[email protected] 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais