Cidadeverde.com

O Parnahyba Sport Club comemora 110 anos de fundação

Imprimir

O clube mais antigo do futebol piauiense é o Parnahyba Sport Club, fundado no dia 01.05.1913 e completando nesta segunda-feira (primeiro de maio) 110 anos. O industrial José Moraes Correia liderou o grupo para fundação da agremiação parnaibana.

Foto - Renato Andrade - Cidadeverde.com

Durante a fase do amadorismo foi o maior campeão da Liga Parnaibana de Desportos. E em 1976 chegou pela primeira vez à decisão do Campeonato Piauiense,  agora na fase instituída pela Federação Piauiense de Desportos.

A grande final de 1976 foi com o Flamengo em dois jogos, ambos no Estádio Albertão. No primeiro jogo em 11.07.1976 o Flamengo venceu por 2 x 1, gols de Israel e Décio Costa.  O lateral Dema marcou contra o gol parnaibano. 

O público foi pouco superior a 13 mil torcedores. No dia 18.07.1976 tivemos o segundo jogo e o empate de 1 x 1, gols de Hélio Rocha (Parnahyba) e Gringo (Flamengo).  O público foi Albertão foi de 18 mil torcedores e o empate deu o título ao Flamengo.

O Parnahyba formou um dos seus melhores times de todos os tempos, com Zé Pirró; Inácio, Zezinho, Sousa e Fefé;  Sibiraba e Hélio Rocha;  Neném (Nonato Pirró) , Hélio Alelaf, Paulo César e Bido.

Finalmente em 2004 o Parnahyba levantou a taça de Campeão Piauiense de Futebol em emocionante partida com o Flamengo, jogando diante de sua vibrante torcida.  E novas conquistas aconteceram nos anos de 2005, 2006, 2012 e 2013.

O Parnahyba é dono de um patrimônio valioso, como o Estádio Petrônio Portela e uma sede ao lado da praça de Santo Antônio, no centro da cidade.

Pedro Alelaf é considerado como o ETERNO PRESIDENTE, em reconhecimento por seus anos de trabalho dedicados ao clube. O atual Presidente é o senhor Eureliano Barros.

E neste ano de 2023 o Tubarão do Litoral completa os 110 anos e representa o futebol piauiense na Série D do Campeonato Brasileiro.  Parabéns ao Parnahyba Sport Club.

Dídimo de Castro
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais