Cidadeverde.com

Tentantes: tratamentos para fertilidade aumentam chances de gravidez

Imprimir

 

 

Essa época de Dia das Mães não é uma fase muito fácil para uma mulher que está tentando engravidar. É uma mistura de sentimentos que se torna um grande desafio a cada teste de gravidez realizado e a infertilidade é um dos principais problemas para quem busca a realização deste sonho.

Segundo o médico André Luís, especialista em reprodução humana da Fert Vida Prime, a infertilidade é causada por diversos fatores. "Há inúmeras situações que podem ocasionar a infertilidade: a endrometriose, que acomete mais de 30% das mulheres em idade fértil; há também os ovários micropolicísticos, onde a mulher não consegue ovular espontaneamente e os fatores tubários, onde as trompas ficam aderidas ou entupidas que impede a gravidez ", explica.

Além das ‘tentantes’ (mulheres que desejam engravidar) com menos de um ano de tentativas, existem as que possuem problemas de fertilidade e que escolheram por tratamentos como inseminação artificial ou Fertilização in Vitro.

"A inseminação artificial é um procedimento mais simples que dá uma melhorada no sémen e depois é colocado dentro do útero da mulher quando ela está ovulando. Já a Fertilização Invitro é feita em laboratório para estimular mais os ovários, retirar dos óvulos e fecunda-los com o espermatozoide no laboratório. Esses embriões são formados, ficam na incubadora por sete dias e depois de prontos são transferidos para dentro do útero da mulher", esclarece o médico André Luís.

A advogada Esther Sandiley, é casada há 10 anos e foi tentante por três anos. Segundo ela, sempre foi um sonho do casal ter pelo menos quatro filhos e, assim formar uma grande família.

"Tivemos muitos diagnósticos negativos e sentenças de que não poderíamos ser pais, que não conseguiríamos e que a situação era muito improvável, mas tínhamos a palavra de Deus de que viria uma criança e isso nos manteve e nos encheu de esperança. Corremos atrás, lutamos pelo nosso milagre e hoje ele está aqui na minha barriga, depois de duas tentativas de fertilização In Vitro. Pela primeira vez eu vou ter um dia das mães o que para uma tentante não é fácil, mas hoje eu estou aqui em um dia muito feliz", conta.

 

TRATAMENTOS PARA A INFERTILIDADE

- Relação sexual programada
- Inseminação intra-uteriana
- Injeção intracitoplasmática do espermatozóide
- Transferência de embriões congelados
- Congelamento de óvulos
- Doação de óvulos

 

Ainda de acordo com o médico André Luís, a mulher pode fazer a fertilização em qualquer idade. "Depois dos 35 anos há uma queda acentuada do número da qualidade dos óvulos. Então, ela terá menos óvulos e a qualdiade ruim e isso aumenta o risco de má formação e aborto. Ela terá de fazer mais tentativas, mas é possível engravidar. O quanto antes buscarem ajuda, maiores as chances do sucesso", finaliza o especialista.

 


Jaqueliny Siqueira com informações do Tem de Tudo na TV
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais