Cidadeverde.com

Dieta low carb não é eliminação total de carboidratos, alerta especialista

Imprimir

 

Foto: Freepik


A dieta com redução do consumo de carboidratos, dieta low carb, virou moda e é cada vez maior o número de pessoas que aderem a este tipo de dieta. Nutricionistas lembram que a dieta low carb é uma estratégia nutricional como outras e que ela não é a eliminação total deste tipo de alimento, e sim, a redução.

É um tipo de estratégia que precisa de indicação e monitoramento, já que o carboidrato é a principal fonte de energia para as células do nosso corpo. A qualidade e quantidade de ingestão de alimentos como frutas, verduras, legumes e folhosos, por exemplo, são essenciais, para compor e equilibrar a ingestão de outros macros e micronutrientes essenciais não só no emagrecimento, mas, para a saúde de forma geral.

“Neste tipo de dieta, algumas frutas e legumes precisam de adequação individualizada, já que algumas podem possuir o teor de carboidratos maior que outras, mas que também é necessário avaliar enquanto porção, quantidade. Sendo assim, o acompanhamento nutricional com um profissional habilitado é extremamente importante”, alerta a nutricionista Adília Almeida.

Entre os benefícios da dieta low carb enquanto estratégia e manejo nutricional é a perda de peso, processos de detoxificação, controle do diabetes e entre outros, porém, deve ser feita por períodos e baseada em protocolos individualizados.

Segundo a especialista, entre os principais alimentos a serem evitados neste tipo de dieta estão alimentos a fase de farinhas como o pão branco, pão integral, batata inglesa, macarrão, cereal matinal à base de milho, alimentos açucarados e industrializados, sobremesas, bebidas gaseificadas e bebida alcoólicas.  Para manter uma dieta saudável no uso de qualquer estratégia é necessário procurar um profissional nutricionista para um acompanhamento adequado.

 


Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais