Cidadeverde.com

Teresina realiza atividades na Semana da Compostagem; veja programação

Imprimir

Foto: Ninho do Verde 

Acontece nos dias 7 a 13 de maio a Semana Internacional da Conscientização da Compostagem 2023, evento que ocorre em vários países, inclusive no Brasil e em Teresina.  

Na capital, ocorrerão diversas atividades gratuitas com o intuito de sensibilizar cada vez mais a população sobre a importância desta tecnologia, principalmente para solucionar o problema da gestão dos resíduos sólidos e ainda amenizar de maneira eficiente e rápida a emergência climática na qual estamos inseridos.

 “A Compostagem é uma técnica que ajuda diretamente no combate ao aquecimento global. Retira resíduos que iriam para o lixão e os transforma em adubo. Evita a produção de gases de Efeito Estufa e a poluição dos rios. Essa técnica é uma solução rápida, barata e eficiente no caminho ao fim dos lixões no Brasil”, enfatiza Lígia Rocha, co-fundadora da Startup Ninho do Verde e uma das realizadores do evento.

Lígia Rocha reforça ainda que o principal objetivo da semana é conscientizar sobre a quantidade de lixo produzido no dia a dia pelas pessoas e consequência do descarte incorreto para o mundo.  

“A gente sempre fala que as pessoas tem que entender que nós somos responsáveis pelo lixo que criamos e a gente produz muito lixo e a gente não tem noção disso. No dia a dia, se você começar a separar, você vai ter a noção de quanto lixo você produz e esse lixo se não for corretamente destinado ele vai voltar pra gente e já está voltando porque a gente está vivendo essas emergências climáticas. Então esses eventos são bons para nos ajudar a entender a nossa responsabilidade com os resíduos e o lixo que a gente produz”, pontua.

Foto: Ninho do Verde 

Este ano, unindo esforços, a Ninho do Verde em conjunto com a outra startup de compostagem de Teresina, a É de Sol, promoverão juntas atividades como palestras, oficinas, plantio de mudas, entre outras, no dia 7 de maio, às margens do Rio Parnaíba. Outras atividades acontecerão no decorrer da semana (conforme programação em seguida).

A Ninho do Verde Compostagem é uma empresa que presta os serviços de coleta de resíduos sólidos, com a compostagem dos resíduos orgânicos e venda dos produtos deste trabalho, os adubos 100% orgânicos.

 “Realizamos ainda palestras e a coleta de resíduos em eventos, empresas e residências, levando a importância da sustentabilidade para o maior número de pessoas. Em 2022, fomos a primeira colocada no Programa Centelha Piauí, um programa do Ministério da Ciência e Tecnologia de aceleração de empresas”, afirma Lígia Rocha. No Piauí, concorreram quase 2 mil inscritos.

A Semana de Conscientização da Compostagem é a maior iniciativa educacional da indústria da compostagem e acontece nos Estados Unidos e outros lugares do mundo. No Brasil, a Associação de Composteiros do Brasil e o Instituto Lixo Zero vêm promovendo diversas atividades nos últimos anos.

Confira a programação completa:

  • Domingo: 07 de maio (Evento Conjunto Ninho do Verde e É de Sol)

- Evento: Adubação, plantio de mudas, oficina de compostagem

- Local: Bosque da Memória (Avenida Maranhão, embaixo da Ponte Nova – Margem do Rio Parnaíba)

- Horário: A partir das 8h

- Apoio:  Reapi e Associação de Moradores do Saci

  • Terça feira: 09 de maio (Evento Conjunto)

- Evento: Palestra e oficina de compostagem

- Local: Escola Municipal Parque Itararé (Endereço: Rua. Jornalista Antônio Diniz, 2834 - Parque Ideal)

- Horário: A partir das 9h

- Apoio: SEMAM

- Evento: Palestra sobre Compostagem: Por que escolher a compostagem? Urgências Climáticas e o papel da compostagem. Empreendedorismo e a Compostagem

- Local: Piauí Original HUB (Shopping Rio Poty)

- Horário: Às 19h

- Apoio: SEBRAE-PI

  • Sábado: 13 de maio (Evento Individual - Ninho do Verde Compostagem)

- Evento: Roda de Conversa sobre os produtos da Compostagem: Composto Orgânico e o Biofertilizante. O que é a compostagem e sua importância. Apresentação dos diversos tipos de composteiras: caseiras, condominiais e empresariais

- Local: Kasoly Natureza (Rua Júlio Mendes, 858, praça da Igreja de Fátima)

- Horário: A partir das 9h

 

Da Redação 
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais