Cidadeverde.com

Jeová Alencar fará novo cateterismo na próxima semana para corrigir duas obstruções no coração

Imprimir

O deputado estadual e superintendente da Saad Sul, Jeová Alencar, publicou vídeo nas suas redes sociais e confirmou novo cateterismo para a próxima semana.

Na última quarta-feira (03), Jeová Alencar passou mal e foi levado ao hospital para realizar consulta e exames. O resultado dos exames indicaram que Jeová sofreu um infarto agudo do miocárdio e mostrou três obstruções no coração. O deputado estadual foi submetido a um cateterismo, ainda na quarta-feira, para corrigir uma das obstruções, e ontem (05) teve alta da UTI e agora encontra-se internado num apartamento do hospital.

No vídeo, o parlamentar agradece aos familiares, amigos e apoiadores pelas orações e mensagens positivas enviadas enquanto esteve na UTI. "Passando para tranquilizar os familiares e amigos. Quero agradecer aos médicos, Dr. Paulo Roberto e Dr. David e a equipe aqui do hospital. Já, já estaremos com um coração zerado trabalhando por todos", finalizou Jeová Alencar.

Entenda a diferença entre cateterismo e angioplastia

O cateterismo cardíaco é um exame invasivo realizado sob anestesia local, para confirmar a presença de obstruções das artérias coronárias ou avaliar o funcionamento das valvas e do músculo cardíaco. O exame é realizado por meio da inserção de cateteres nos vasos sanguíneos das pernas ou dos braços que são guiados até o coração por um equipamento especial de raios-X.

Durante o exame são realizadas injeções de contraste iodado pelo cateter, o que possibilita a visualização das artérias coronárias, das câmaras e valvas cardíacas. Todo o exame envolve a aquisição e geração de imagens que são posteriormente disponibilizadas, em filme e fotos, para o paciente.

Apesar da semelhança, os procedimentos de cateterismo e angioplastia tem objetivos diferentes. Enquanto o primeiro atua no diagnóstico de possíveis anormalidades na circulação arterial do coração, a angioplastia é o tratamento não cirúrgico das obstruções das artérias coronárias por meio de cateter balão, com o objetivo de aumentar o fluxo de sangue para o coração.

 

Adriana Magalhães
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais