Cidadeverde.com

Hoje é Dia Estadual da Pessoa com Deficiência

Imprimir
Cerca de 250 pessoas comemoraram na manhã desta terça-feira  o Dia Estadual da Pessoa com Deficiência e o aniversário de seis anos da Seid (Secretaria Estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência) e do CONEDE-PI (Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência). O evento foi realizado no auditório e na quadra poliesportiva do CEIR (Centro Integrado de Reabilitação) e contou com apresentações artísticas e esportivas .
 

A secretária da Seid e primeira-dama do Estado, Rejane Dias, destacou as importantes conquistas de inclusão alcançadas nos últimos anos, mas lembrou que ainda falta muito para e chegar a uma situação de inclusão ideal.

“Toda esta rede social de inclusão foi possível graças à uma política construída com o coletivo, com a união de diversos órgãos, secretarias, entidades e sociedade. E desde o começo, seguindo uma orientação do próprio governador Wellington Dias, trabalhamos ouvindo as pessoas que realmente precisam dos serviços, que precisam das políticas públicas de inclusão. Dessa forma, fomos construindo esse caminho, saindo do campo das idéias e passando à realidade, à concretização”, disse Rejane.
 

O resultado dessa prática de buscar a excelência no atendimento às PCDs é que em muitos locais que ela visita, seja no CEIR, no CIES (Centro Integrado de Educação Especial) ou no Núcleo de Equoterapia, Rejane tem a convicção que este é o caminho certo que deve pautar o poder público, por que escuta depoimentos de beneficiários afirmando que o serviço público ofertado está melhor que o serviço privado.

“O governador Wellington Dias sempre disse que nós devemos buscar transformar a realidade desse estado, buscando o melhor serviço, o melhor atendimento possível, sobretudo a quem mais precisa. E realmente isso é possível”, destacou.

Para o secretário da Fazenda, Antonio Neto, o trabalho desenvolvido pela Seid em parceria com diversos outros órgãos a favor da inclusão das PCDs,  é uma das obras mais importantes do Governo do Estado. “Graças a sensibilidade do governador e da primeira-dama foi possível desenvolver uma série de políticas públicas que possibilitassem oportunidades iguais, que possibilitassem a quebra de preconceitos. E o melhor de tudo é que esse trabalho não é mais uma política de governo, é uma política de Estado, por que cresceu tanto, teve tantos resultados, que gestão nenhuma poderá ignorar daqui pra frente as pessoas com deficiência”, destacou.

Após a solenidade formal, Francisca Josefa, que tem deficiência visual, E Melqueseteque Alves ,que tem deficiência física, fizeram apresentações musicais que encantaram o público, sendo seguidos pelas crianças e professores do CIES, que fizeram uma apresentação artística. Ainda como parte da comemorações, logo após o corte de bolo alusivo ao aniversário da Seid, os times de basquete masculino e feminino de cadeirantes e os times de futebol de salão do Centro de Habilitação Ana Cordeiro, APAE (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais) e Associação dos Surdos de Teresina, fizeram apresentações esportivas.

O time de cadeirantes de basquete feminino da ASCAMTE (Associação dos Cadeirantes de Teresina) recebeu a doação de 11 cadeiras de rodas apropriadas para o esporte, doadas pela Seid em parceria com a Fundespi.

A solenidade contou com a presença de diversas outras autoridades dentre elas o secretário de Saúde, Assis Carvalho; a Coordenadora do Fome Zero, Rosângela Souza; a deputada estadual Flora Izabel; o promotor de Justiça Erivan Nunes; o presidente da Fundespi, Vicente Sobrinho; e o superintende Executivo do CEIR, Francisco Alencar.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: