Cidadeverde.com

Academia Piauiense de Letras celebra os 60 anos da Rádio Pioneira

Imprimir

A Academia Piauiense de Letras relembrou no último sábado (6) os 60 anos da Rádio Pioneira, completados em 2022, com a reunião de ex-diretores e radialistas que passaram pela emissora.

A celebração começou com um resgate histórico da fala do ex-arcebispo de Teresina, Dom Avelar Brandão Vilela, que foi o idealizador da Rádio Pioneira. Dom Avelar morreu em dezembro de 1986.

O presidente da Academia Piauiense de Letras, Zózimo Tavares, falou sobre a contribuição da emissora para o estado do Piauí durante todos esses anos.

“A Academia Piauiense de Letras celebra com muita alegria, muito contentamento, os 60 anos da Rádio Pioneira de Teresina justamente para festejar a contribuição que a emissora tem dado à comunicação do Piauí, não apenas no segmento do rádio, mas a comunicação como um todo pela programação que ela executa e desenvolve desde a sua fundação, pela audiência que conquistou, pela escola que foi para muitos profissionais de comunicação que por lá passaram”, comentou.

Os atuais locutores e jornalistas da emissora também estiveram presentes no evento, entre eles, Joel Silva, que há 54 anos comanda de segunda a sexta, o Jornal da Pioneira.

“Hoje, como há 54 anos, a mesma emoção, a mesma alegria, a mesma responsabilidade e a preocupação de procurar fazer sempre algo com o que possa contribuir com o desenvolvimento da cidade nesse campo da comunicação”, disse Joel.

O presidente do grupo Cidade Verde, Jesus Elias Tajra, esteve presente na homenagem. Jesus Elias Tajra foi diretor da Rádio Pioneira por 20 anos, entre os anos de 1967 e 1987, e comentou sobre a audiência mundial da rádio durante aqueles anos.

“Quando fui diretor da Rádio Pioneira, eu recebia correspondência da Finlândia, da Suécia, da Noruega, dos Estados Unidos, do Canadá revelando a audiência e ainda mandava a fita mostrando que ouvia. Eu tinha em meu gabinete, lá na Rádio Pioneira, guardado todas essas caixas, mas era um arquivo espetacular dessa penetração da Rádio Pioneira. Depois ouve uma queda de penetração da Rádio Pioneira, mas a Rádio Pioneira era ouvida de Norte a Sul, era a grande força da comunicação do Piauí e hoje ela continua prestando seus serviços”, acrescentou.

Fotos: Ascom/APL

O padre Tony Batista enfatizou ainda a ligação da emissora com o público.

“A Rádio Pioneira é o lugar onde o povo tem voz e tem vez, a Rádio Pioneira é a nossa casa. Ela começou com Dom Avelar como instrumento de educação à distância, mas essa distância aproximou-se, de tal maneira que se fala em pioneira, se fala no povo”, finalizou.

 

Rebeca Lima e Christian Souza (TV Cidade Verde) 
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais